Notícias

Notícias

Culture for All

16-05-2013

No contexto do programa «Erasmus for All» (2014-2020), cujo objetivo é contribuir para a modernização e internacionalização do ensino superior através da mobilidade, da cooperação e do apoio à reforma política, torna-se fundamental conciliar este objetivo com o propósito central do programa «Creative Europe».

O valor dos setores culturais e criativos no exercício das diferentes profissões e atividades é hoje claramente reconhecido. Estes setores assumem-se como motores emergentes de crescimento económico e têm um amplo potencial de empreendedorismo.

A economia criativa, baseada no capital intelectual, representa oportunidades para indivíduos, empresas e regiões, contribuindo para o aumento de riqueza, o que, por sua vez, impulsiona o crescimento económico, gera empregos e promove o desenvolvimento. Os setores culturais e criativos representam cerca de 4,5% do PIB europeu e cerca de 3,8% da mão-de-obra, correspondendo 8,5 milhões de pessoas.

Tendo em conta que o conceito de economia criativa engloba vários setores distintos e ligados entre si, importa referir que serão abordadas atividades dentro dos seguintes âmbitos: artes performativas, belas artes, indústrias culturais e criativas.

A Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (ANPROALV)/ Centro Nacional Europass (CNE) pretende conciliar os interesses das Instituições de Ensino Superior (IES), ao nível nacional e internacional, com os diferentes stakeholders dos setores culturais e criativos.

Mais informação disponível em

http://cultureforall2013.blogspot.pt/