Bolsa doutoramento para Tradução Automática IRN-CITI-2013-10

31-07-2013

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Doutoramento

Título: Bolsa doutoramento para Tradução Automática IRN-CITI-2013-10

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de doutoramento no âmbito do protocolo entre o Instituto de Registo e Notariado e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, nas seguintes condições:

Área Científica: Tradução automática

Requisitos de admissão: Licenciatura (pré-Bolonha) em Engenharia Informática ou áreas equiparadas. Estudante de Doutoramento da FCT/UNL. Requer-se que tenha trabalhado nesta área no âmbito do projecto de I&D (ISTRION --- Improving Phrase-Based Statistical Machine TRanslation through supervisION --- Melhorando a Tradução Estatística via supervisão, (PTDC/EIA-EIA/114521/2009), que terminou em Fevereiro de 2013.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá: continuar o trabalho realizado no âmbito do desenvolvimento do sistema de tradução; actualizar a medição da qualidade de tradução deste sistema, compará-la com a do sistema MOSES, estado da arte, tendo em linha de conta o constante aumento e melhoramento dos léxicos utilizados e da qualidade de alinhamento. Com a nossa abordagem à tradução automática, com a supervisão introduzida, via correcção das traduções produzidas, das traduções de termos extraídas de colecções paralelas, pretendemos demonstrar que os nossos sistemas de tradução são capazes de ir aprendendo e melhorando a qualidade das traduções efectuadas.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010; e Regulamento de Bolsas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Informática e de Tecnologias de Informação (CITI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Doutor José Gabriel Pereira Lopes

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsível em 1 de Setembro de 2013. O contrato de bolsa é renovável, dependendo da disponibilidade financeira.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: serão consideradas as seguintes dimensões de avaliação: (a) avaliação curricular (média da Licenciatura pré-Bolonha); (b) experiência na área da Tradução Automática, no âmbito do projecto ISTRION, demonstrando conhecimento profundo do sistema de tradução desenvolvido no projecto ISTRION; (c) publicação de resultados de investigação realizada em conferências com avaliação por avaliadores independentes. A cada uma destas dimensões será atribuída a valoração de (a) 30%, (b) 40%, (c) 30%, respectivamente. A cada uma destas dimensões será atribuída uma classificação, numa escala de 0 a 20.

Composição do Júri de Selecção: Doutor José Gabriel Pereira Lopes (Presidente do Júri); Professor Doutor Nuno Marques (FCT/UNL); Professor Doutor Joaquim Ferreira da Silva (FCT/UNL)

Suplentes: Professor Doutor Victor Rocio (UA); Professora Doutora Rita Ribeiro (FCT/UNL )

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Informática da FCT/UNL, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, Portugal, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 26 de Agosto de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9h00 às17h00 (horário de expediente) na morada a seguir indicada

Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade Nova de Lisboa

Quinta da Torre, 2829 -516 CAPARICA, PORTUGAL,