16-10-2014
A colaboração entre o grupo Bioscope, co-liderado pelos Professores Carlos Lodeiro e José-Luís Capelo, com o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Catálise e Síntese Química da Universidade de São Paulo (USP), tem sido muito produtiva no que respeita a novas aplicações da ciência na medicina.
O NAP é coordenado pelo Professor Alcindo dos Santos do Instituto de Química (IQ) de São Paulo e envolve vários parceiros que incluem os grupos do Dr. Lionel Gamarra do Albert Einstein Institute e da Professora Liane Rossi do IQ-USP. Os vários grupos de investigadores são pioneiros na linha de investigação que seguem e colaboram com a perspectiva de desenvolver novos produtos para diagnóstico e tratamento de alguns tipos de cancro e de doenças como leishmaniose.
O Professor Carlos Lodeiro do Bioscope explica que o resultado mais promissor desta parceria consistiu na descoberta de duas potenciais proteínas que podem funcionar como biomarcadores de mieloma, o que permite um diagnóstico mais rápido e eficaz. Os resultados deste trabalho foram aceites na revista NanoResearch na semana passada.
O trabalho de investigação resultante da colaboração grupo BIOSCOPE com o Grupo do Prof. Alcindo dos Santos do Instituto de Quimica de São Paulo foi destacado no Jornal da Universidade de São Paulo.
Mais em:
- "A química a serviço da saúde e da energia"