anTUNiA: Um olhar sobre 2014

12-03-2015

Os 20 anos da anTUNiA são, invariavelmente, um marco importante na sua história. No virar desta página, e depois de termos um Grande Auditório da FCT/UNL completamente cheio de amigos e familiares nas comemorações do nosso aniversário, ambicionámos um ano de 2014 com muita atividade que pudesse estar à altura de tanta história e de tantas histórias que este grupo detém.

O ano abriu com a participação no I Encontro Solidário de Tunas da UNL. Organizado originalmente com o intuito de ajudar na angariação de fundos para o tratamento de um aluno da FCT, o Tonel, pelos piores motivos passou a um encontro em homenagem a esse nosso colega. Foi para nós uma honra fazer este tributo, ajudando também a amenizar a dor dos seus amigos e familiares.

Seguiu-se mais uma edição do nosso festival, o Tágides, na Academia Almadense. Nesta 22ª edição mais uma vez completamente repleta de amigos, quer da FCT, quer do Concelho de Almada, a nossa atuação foi correspondida por um caloroso afeto que não encontramos em mais lugar nenhum do mundo, ano após ano. Não há melhor forma de começar o ano que atuar para o nosso público que nos faz sempre sentir em casa.

Depois de termos o privilégio de atuar mais uma vez para a comunidade FCTense em mais uma edição do festival Marias, organizado pela TunaMaria, o nosso semestre continuou com visitas a Tomar, Braga, Santarém e Lisboa, representando com a nossa música, em festivais organizados nessas cidades, o que melhor se faz na Universidade Nova de Lisboa e na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Além das vivências, das amizades e da experiência de atuar em palcos tão belos, fica o reconhecimento dos júris desses festivais que nos agraciaram com prémios de Melhor Tuna (2), Segunda Melhor Tuna (2), Melhor Instrumental (4), Melhor Solista, Melhor Pandeireta (2), Melhor Estandarte e Tuna do Público.

Após toda esta atividade, e depois do isolamento na época de exames, fechámos o semestre levando ainda mais longe a nossa bandeira, carregando na bagagem todo um país. Foi com grande emoção que fomos recebidos pelas comunidades portuguesas espalhadas um pouco pela Europa e a quem tentámos levar um pouco da terra que há muito deixaram. França, Bélgica, Holanda e Suíça foram os países por onde espalhámos a alma lusitana e mais uma vez o nome e excelência da FCT/UNL.

Para fechar um ano marcante, depois de umas merecidas férias, a anTUNiA voltou em Outubro, volvidos 5 anos, ao Coliseu do Porto. Porque quem atravessa um rio, atravessa dois ou três, atravessámos também o Douro e, através da nossa música, estendemos uma ponte para a cidade Invicta onde fomos muito bem recebidos pelo público. Trouxemos para casa, não só as memórias que não se irão perder, mas também os prémios de Melhor Instrumental e Melhor Solista.

Desde então que temos estado a trabalhar arduamente para presentear os nossos colegas e amigos com mais novidades em 2015, começando pelo nosso espetáculo na 23ª edição do Tágides, a 14 de Março. Foi um ano maravilhoso que nos deixou com ainda maior vontade de fazer mais e melhor, porque o público que sempre nos apoia o merece.