Notícias

Notícias

Membro do NOVA LINCS, nomeado MC Member da Acção COST IC1402

01-04-2015

 

João Lourenço, membro NOVA LINCS, foi nomeado MC Member da Acção COST IC1402, uma acção que estuda os diferentes aspectos da verificação dinâmica de programas.

Runtime verification (RV) é um paradigma para análise de sistemas computacionais baseado na observação do sistema em tempo de execução e na confrontação do comportamento observado contra o esperado. As técnicas de RV têm-se revelado como uma aplicação prática da verificação formal de programas e uma aproximação ao teste de programas baseado na construção de monitores a partir de especificações formais.

Esta Ação visa criar conhecimento através da agregação de investigadores ativos em diferentes aspetos do paradigma de RV e da promoção do sua interação com peritos nas áreas de potencial aplicação.  O principal objetivo é o de superar a atual fragmentação que se verifica na investigação em RV através de (1) concepção de formatos comuns e normalizados que permitam a cooperação e comparação de ferramentas de software; (2) a avaliação de diferentes ferramentas, construindo um conjunto de benchmarks e promovendo competições de ferramentas; e (3) elaborando um “road-map” e identificando os grandes desafios que se colocam aos investigadores.