A população selvagem das leveduras do vinho descoberta pela equipa de José Paulo Sampaio da UCIBIO

26-11-2015

A equipa de investigadores liderada por José Paulo Sampaio, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), identificou pela primeira vez a população selvagem que deu origem ao tipo mais representativo de leveduras vínicas. O trabalho de investigação foi publicado recentemente na revista Molecular Ecology.

O laboratório de investigação de José Paulo Sampaio, pertencente à Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO-REQUIMTE), dedica-se ao estudo de vários tipos de leveduras com relevância industrial, incluindo as leveduras usadas na produção de cerveja, cidra e vinhos. Em 2014 a equipa de investigação identificou que a origem geográfica da Saccharomyces uvarum, levedura usada na produção de vinho em climas mais frios, foi na Patagónia Argentina, cujo estudo foi publicado na revista Nature Communications.

No trabalho de investigação agora publicado, os investigadores estudaram a levedura Saccharomyces cerevisiae, tipicamente utilizada pelos viticultores no processo industrial de fermentação alcoólica para produção de vinho. José Paulo Sampaio explica que “se conhecem mal as populações selvagens as quais são muito mais difíceis de estudar do que as populações domesticadas. Foi através de análises ao genoma completo de representantes das várias populações que observámos que as populações selvagens do Japão, América do Norte e Sul da Europa são muito diferentes entre si”. Os investigadores observaram que a população selvagem do Sul da Europa é a que mais se assemelha com a populações do vinho e “corroborámos isso com variadas análises de genómica populacional e de modelação de fluxo genético” conclui José Paulo Sampaio.

O trabalho de investigação publicado envolve a combinação de trabalho de campo e de tecnologias de análise genómica de ultima geração.

Mais informações em:

De onde vêm as principais leveduras do vinho? Dos carvalhos do Mediterrâneo