A Universidade NOVA com posição de destaque em rankings internacionais

24-11-2015

A Universidade NOVA com posição de destaque em rankings internacionais

Conforme amplamente divulgado pela imprensa nacional, a Universidade Nova de Lisboa foi a única Universidade Portuguesa com destaque no “QS Top 50 Under 50 2014”, um ranking internacional das 50 melhores jovens universidades do mundo, tendo sido colocada na 45ª posição. Este ranking tem por base a análise de mais de 3.000 universidades de todo o mundo e de vários indicadores tais como: a reputação académica, reputação entre os empregadores, número de citações, rácio Professor-Aluno e a internacionalização do corpo docente e dos estudantes.

No ”QS World University Rankings” e analisando os resultados da edição de 2014, é possível verificar que, entre os vários critérios avaliados, a NOVA lidera, a nível nacional, no que diz respeito à reputação dos empregadores, o rácio professor-aluno e corpo docente internacional. Os resultados traduzem o trabalho desenvolvido pela Universidade NOVA de Lisboa, enquanto instituição universitária com um ensino de excelência, capaz de assegurar elevados níveis de sucesso profissional aos seus estudantes.

A Universidade NOVA de Lisboa foi igualmente considerada uma das 100 melhores universidades com menos de 50 anos num ranking mundial compilado pela “Times Higher Education”. O ranking vai já na sua 3.ª edição, sendo que a NOVA integra a seleção final desde a 1.ª edição.

A Universidade Nova também é destaque no ”CWTS Leiden Ranking” liderando, em Portugal, a lista que mede o desempenho, a qualidade e ao impacto da produção científica das 750 principais universidades mundiais. Na primeira edição do ranking (2011/2012) ocupava a 4.ª posição a nível nacional e na mais recente edição ocupa agora a 2.ª posição. Em termos de posicionamento europeu, a NOVA ocupa a posição 189 e a nível mundial a posição 404. Este ranking mede o desempenho científico de 750 universidades a nível mundial, utilizando para tal um conjunto de indicadores bibliométricos, com o objetivo de aferir o impacto das publicações científicas de uma instituição.

Outro ranking importante no qual a NOVA está presente é o “U-Multirank”, ranking global compilado e financiado pela Comissão Europeia. A Universidade NOVA recebeu as melhores notas ('A') em vários indicadores de pesquisa, incluindo o número de publicações de pesquisa, o rendimento de pesquisa externa, o número de posições de pós-doc e a sua percentagem de publicações interdisciplinares. O impacto científico da universidade também é reconhecido por dezenas de classificação 'B' em relação à sua taxa de citação. Algo semelhante verifica-se no que diz respeito às actividades de transferência de conhecimentos da NOVA. As ligações à indústria e aos negócios refletem-se nas altas fontes de rendimento com origem em fontes privadas e na classificação 'A' atribuída ao número de negócios spin-offs. Enquanto isso, muitas publicações da NOVA são citadas em pedidos de patentes o que mostra um seu forte compromisso com a pesquisa aplicada.

O U-Multirank inclui atualmente os dados de mais 1200 instituições de ensino superior, de 85 países diferentes, e desenvolve uma abordagem inovadora e multidimensional, através de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das instituições em 31 indicadores, organizados em 5 grupos distintos: ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional.

A NOVA foi classificada com a pontuação máxima (categoria A – Very Good) em 13 dos 31 indicadores de avaliação utilizados, sendo que os indicadores em que a NOVA obteve a classificação máxima foram os seguintes:

Research – Research publications (absolute numbers); Research publications (size-normalised); External research income; Interdisciplinary publications; Post-doc positions

Knowledge Transfer – Income from private sources; Spin-offs; Publications cited in patents

International Orientation – Student mobility; International academic staff; International joint publications

Regional Engagement – Master graduates working in the region; Regional joint publications

Mais informações em:

Perfil Curricular FCT