Bolsa de Investigação para Licenciado - 1 vaga

03-01-2016

Área Científica: Ciências Biológicas – Biologia Microbiana

Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins. Preferencialmente com experiência de trabalho em investigação, em particular técnicas de manipulação genética de bactérias patogénicas, expressão e purificação de proteínas recombinantes, metodologias para o estudo de interações entre moléculas biológicas e abordagens biofísicas ao estudo da fisiologia bacteriana. Serão considerados como fatores preferenciais bom domínio da língua Inglesa e experiência em gestão de laboratórios.

Plano de trabalhos: Estudo da função das proteínas ScwdA e ScwdB de Staphylococcus aureus, envolvidas na resposta ao stress da parede celular, usando abordagens de retardação em gel e construção de mutantes.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013 (Regulamento n.º 326/2013).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no laboratório de Microbiologia Molecular de Bactérias Patogénicas (UCIBIO/FCT/UNL) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Rita Sobral.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em Janeiro de 2016, de acordo com os prazos legais. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: análise curricular e entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV, com a respectiva valoração de 50%.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri – Rita Gonçalves Sobral de Almeida

Vogal Efectivo – Ana Madalena Drumond Ludovice

Vogal Efectivo – Maria Miragaia Ryder

Vogal Suplente – Luis Jaime Mota

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Ciências da Vida –FCT/UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso termina no dia 15 de Janeiro de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 2 cartas de recomendação e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser entregues por email para o seguinte endereço: rgs@fct.unl.pt.