FCT Coding Fest - "Hora de Código" junta alunos e professores do Ensino Básico na FCT NOVA

17-11-2016

FCT Coding Fest - Programação e Código para Estudantes do Ensino BásicoFCT Codin

Vai decorrer no próximo dia 26 de novembro, a 1.ª edição do FCT Coding Fest, uma iniciativa da FCT NOVA inserida no Movimento Código Portugal da Secretaria de Estado da Ciência e Ensino Superior, com o apoio da Direção-Geral de Educação e o envolvimento da Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica).

O FCT Coding Fest 2016 tem como objetivo aproximar os alunos, os professores, as escolas e a sociedade em torno do mundo científico e tecnológico da informática e da computação, conduzindo a um conhecimento cada vez mais relevante e omnipresente e que se configura como uma nova literacia universal para o século XXI.

A iniciativa está alinhada com o movimento global “A Hora de Código”, que já atinge dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países e que chega agora à FCT NOVA através do Departamento de Informática e do NOVA LINCS.

Durante a atividade, os alunos participarão numa sessão de “Hora de Código”, seguindo-se uma pequena competição com problemas pedagogicamente adaptados a cada um dos ciclos do Ensino Básico. A escola que, dentro de cada ciclo do Ensino Básico, consiga resolver proporcionalmente mais exercícios receberá um prémio, entregue na sessão de encerramento que contará com as presenças de um representante da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Carlos Catalão, do Secretário de Estado, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Cabrita, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

Enquanto os alunos participam na "Hora de Código", todos professores, pais e responsáveis educativos estão convidados a assistir ao workshop "Informática e Computação na Escola", que terá lugar na mesma altura no Grande Auditório, onde Duncan Maidens (Birmingham City University and CAS, UK) irá abordar o tema "Computer Science for every child: England story".

Mais informações:

Media: