Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado

24-02-2017

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado, (Referência FCT-NOVA/DQ/BI/001/2017), no âmbito do Centro de Custos  PD-Bioengenharia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Química e Bioquímica

2. Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Química e Bioquímica com média de 1º ciclo superior ou igual a 14 valores. O/A candidato/a deverá ter experiência em tecnologia supercrítica, em particular, em síntese e processamento de polímeros e em desenvolvimento de formulações para inalação.

3. Outros Requisitos Preferenciais:

a. Conhecimento de técnicas analíticas e de caracterização de sistemas homopoliméricos e híbridos.

b. Comprovado interesse e capacidade para seguir uma abordagem multidisciplinar;

c. Bom domínio da língua inglesa oral e escrita;

d. Disponibilidade imediata.

4. Plano de trabalhos: Preparação e caracterização de micropartículas porosas de polímeros biocompatíveis e biodegradáveis utilizando tecnologia supercrítica. Funcionalização das partículas com polímeros inteligentes e impregnação com fármacos. Estudo da cinética de libertação de fármacos dos sistemas desenvolvidos. Caracterização estrutural, morfológica, físico- química, térmica e avaliação das propriedades de aerosolização através de estudos in vitro. Avaliação do potencial de aplicação destas partículas para administração de fármacos por inalação.

5. Legislação e regulamentação aplicável: As bolsas são atribuídas ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro.

6. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Aguiar Ricardo e Doutora Teresa Casimiro.

7. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 7 meses, com início previsto para 01 de Abril de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção: São excluídos os candidatos que não cumpram os requisitos obrigatórios e que não apresentem a documentação necessária. Os métodos e critérios de seleção e sua valoração são os seguintes: Avaliação curricular (Formação académica) 50%; Experiência nas áreas científicas do plano de trabalhos 25% e carta de motivação 25 % . Os melhores candidatos serão, eventualmente, contactados para entrevista sendo ordenados segundo a seguinte valoração: 60% para a componente curricular e 40 % para a entrevista.

10. Composição do Júri de Seleção: Doutora Ana Aguiar Ricardo, Professora Catedrática da FCT/UNL (Presidente), Doutora Ana Nunes, Investigadora Auxiliar (Vogal Efetiva), Doutora Teresa Casimiro, Investigadora Principal (Vogal Efetiva), Doutora Susana Barreiros, Professora Associada (Vogal Suplente) e Doutora Sílvia Rebocho (Vogal Suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 24 de fevereiro a 09 de Março de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: air@fct.unl.pt, indicando no assunto ”FCT-NOVA/DQ/BI/001/2017”.