Notícias

Notícias

Professora Paula Sobral na Conferência de Natal “Ciência Viva” 2017

14-12-2017

Professora Paula Sobral na Conferência de Natal “Ciência Viva” 2017

A edição deste ano da Conferência de Natal do “Ciência Viva” será proferida pela Professora Paula Sobral do DCEA e Investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente a 20 de Dezembro pelas 19H00 no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa. O tema a abordar será “Microplásticos? Nem para enfeites de Natal!”.

De facto, os plásticos representam uma ameaça para o ambiente e são hoje reconhecidos como um problema global. Décadas de uso descuidado destes materiais originaram grandes concentrações no oceano que, com o passar do tempo, a acção do sol e das ondas, se torna quebradiço e origina pequenos fragmentos a que chamamos microplásticos. A estes juntam-se as partículas utilizadas como matéria-prima na indústria, as microsferas integradas nos produtos de higiene pessoal e as fibras sintéticas da roupa.

Trata-se de um problema é complexo mas existem iniciativas para a redução dos microplásticos e todos podemos fazer a nossa parte como consumidores e como cidadãos. Cada um de nós pode, diariamente, fazer pequenos gestos que contam para a mudança global, como reduzir o uso de plástico, reutilizar ou reciclar recipientes usados e recusar produtos de cosmética e de higiene com microplásticos.

Para saber mais sobre este tema tão actual reserve o seu lugar nesta viagem.