Notícias

Notícias

15.º Encontro de Cientistas em Física Atómica na FCT NOVA

30-08-2018

O 15.º Encontro internacional anual do "Stored Particles Atomic Physics Research Collaboration (SPARC) ", o “SPARC Topical Workshop 2018”, acontece de 7 a 11 de Setembro na FCT NOVA. É a segunda vez que esta unidade orgânica da NOVA assegura a reunião dos cientistas que colaboram nesta plataforma. São esperados 100 investigadores para trabalhar na área da física atómica.

Este encontro é organizado pela “Stored Particles Atomic physics Research Collaboration (SPARC)” e pelo Departamento de Física da Universidade NOVA de Lisboa. O evento tem como objetivo preparar experiências que irão ser testadas na instalação “Facility for Antiproton Ion Research” (FAIR) que está a ser construída em Darmstadt, Alemanha, a qual envolve um esforço financeiro internacional de mais de 1100 milhões de euros. A instalação vai servir de acelerador de tecnologia e espera albergar 3000 investigadores a trabalhar em simultâneo.

A colaboração SPARC foi formada para organizar experiências na área da física atómica na FAIR, com o objectivo de juntar especialistas na área de física atómica de iões altamente carregados. Neste workshop serão revistos os mais recentes avanços nesta área científica, serão abordadas questões financeiras da colaboração SPARC e estabelecidas as atividades futuras.

Neste simpósio ainda será anunciado o vencedor deste ano da melhor tese de doutoramento relacionada com estudos de física atómica.