Notícias

Notícias

Papel inteligente para monitorizar vitaminas e nutrientes

28-08-2018

papel inteligente que analisa vitaminas e nutrientes

Análise de saliva através de papel inteligente que vai permitir monitorizar vitaminas e nutrientes pode ser uma realidade em dois anos. É pelo menos a convicção das investigadoras do CENIMAT Joana Figueira, Beatriz Coelho e Cristina Gaspar que estão à frente do projeto Dropplet Runners.

O vencedor deste ano da competição internacional INNOFEST, que aconteceu na Finlândia com 23 ideias a concurso, quer criar um sistema simples, ecológico e barato de monotorização de nutrientes e vitaminas.

“A extração do sangue para análise é uma coisa que arrepia, é invasívo, tem uma agulha envolvida e cria medos. A saliva não. Não custa, não provoca medos e os resultados acabam por ser tão bons como os do teste ao sangue”, explica Rodrigo Martins, Presidente do Departamento de Ciência dos Materiais  da FCT NOVA onde o projeto anda a ser desenvolvido.

Joana Figueira tornou-se vegan há poucos meses e sabe à partida que a dieta é fraca em vitamina b12 e que convém andar atenta, a colega Cristina Gaspar também sofre com deficiência nessa vitamina, mas tem demasiado medo de agulhas e assume que desmaia. O terceiro elemento, Beatriz Coelho, está a completar um doutoramento na área de microfluídica digital. A junção de ideias e necessidades resultou neste papel que consegue detetar as vitaminas e nutrientes.

O processo é simples, recolha de saliva, colocação das gotas no papel que com tensão elétrica separa e analisa a gota para depois enviar os resultados para o reader. Mecanismo que decifra as conclusões do papel. “No processo o mecanismo e o reader podem ser iguais para qualquer tipo de análise, mas o papel precisa de estar preparado para o que se procura”, explica Joana Figueira.

“O objectivo final é que o reader acabe por ser uma peça no telemóvel” assegura Rodrigo Martins.

Com a acessibilidade individual, o reader no telemóvel vai poder sugerir receitas e agendamento de análises de controlo em função da história de cada utente.

Artigos relacionados
Droplet Runners vence concurso INNOFEST 2018

 

Na Imprensa
Investigadoras portuguesas inventam papel que mede nutrientes através da saliva (SIC)
"Papel inteligente para monitorizar vitaminas e nutrientes" (Líder)