Notícias

Notícias

Projeto ambicioso quer transformar Alfama no primeiro bairro histórico inteligente e sustentável

26-09-2018

Fotografia de Mario Roberto Durán Ortiz/Wikipédia

Um dos bairros mais carismáticos de Lisboa tem sido alvo de estudo no âmbito do Programa Smart Sustainable District (SSD), financiado pelo Climate-KIC. Com o mote “transformar as cidades, um bairro de cada vez” o projeto, coordenado pela FCT NOVA, analisou o bairro de Alfama e identificou 17 propostas para fazer frente aos desafios sociais e climáticos que a zona enfrenta.

Os resultados da primeira fase foram divulgados em junho e alvo de uma extensa reportagem na revista da especialidade "Energia e Edifícios". Entre as conclusões, destaca-se o carácter integrador que inclui, de forma inteligente, medidas de eficiência energética e energias renováveis, sistemas circulares do uso da água e gestão e resíduos, em edifícios de habitação com rendas controladas, hortas urbanas, uma plataforma comunitária de consumidores, soluções de mobilidade suave e acessibilidade universal.

O projeto SSD-Alfama é um projeto europeu que se suporta numa rede colaborativa entre várias cidades europeias da Europa do Sul.