Europa investe 443 mil euros em projetos de investigação da FCT NOVA

19-10-2018

supersmart

A FCT NOVA concorreu à última chamada de financiamento do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e conseguiu 443 mil euros de investimento para nove projetos para o ano de 2019, segundo o Jornal Económico.

A maior fatia da aposta europeia vai para o projeto "SuperSmart". Com 109,6 mil euros para desenvolver mecanismo de impressão direta em papel de sensores, um processo que permite acrescentar informação digital a meios físicos. Esta investigação é feita em parceria com o grupo industrial francês Arkema.

"Phosphorce" é o segundo projeto com maior financiamento. Vai receber um total de 80,1 mil euros. O objetivo desta investigação, que reúne mais quatro países (Dinamarca, Polónia, Alemanha e França), é a diminuição da dependência europeia do fosfato. Atualmente 92% deste material é importado e com esta investigação quer-se descobrir formas de reciclar o material em fim de vida.

Os restantes 253 mil euros vindos de Bruxelas serão distribuídos por programas de mestrado com propósito de ensinar novos métodos de uso e reciclagem de materiais ("AMIR-RIS", "OpenYourMine", "Bioleach", "RM@Schools 3.0"), programas de doutoramento focados na vertente inovação radical e empreendedorismo ("IDS-FunMat-Inno"), programas de formação à industria ("Extrachive"), programa de sensibilização comunitária ("MineHeritage") .

A FCT NOVA é parceira  do EIT Raw Materials, o maior consórcio de matérias-primas em todo o mundo, com mais de 120 parceiros.

Saiba mais sobre o Departamento de Ciência dos  Materiais da FCT NOVA aqui.