Notícias

Notícias

Noite Europeia dos Investigadores com 21 presenças da FCT NOVA

01-10-2018

Diretor da NOVA na NEI2018

A noite mais longa da ciência voltou a acontecer com grande participação da FCT NOVA no passado dia 28 de setembro. Foram 21 atividades espalhadas pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência e pelo Jardim do Príncipe Real que estimularam o visitante a querer saber mais sobre ciência. A edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores foi dedicada ao tema "Ciência na Cidade" escolhido por este ser também o Ano Europeu do Património. O Diretor da FCT NOVA, Professor Virgílio Cruz Machado, não faltou.

Presença do CENIMAT/i3N 

-Moedas da época dos Descobrimentos  e património cultural subaquático resgatado 
Nesta atividade foi observada a superfície corroída de moedas verdadeiras e antigas, através de lupas; deu-se a conhecer a materialidade das moedas e a sua degradação, bem como a corrosão em meios aquáticos/subaquáticos.

-Origem e uso de estanho para produção de artefatos de bronze,exemplos desde a pré-história até à produção histórica de sinos 
Deu-se a conhecer artefactos de bronze e a sua degradação ao longo do tempo, partindo de exemplares anteriores à ocupação romana até à produção de  sinos. Estas atividades contemplam a observação em microscópios/lupas, demonstrações e jogos/quizzes de como é que o bronze corrói ao longo do tempo e as suas implicações na microestrutura e na resistência estrutural da peça.

-Controlar a transparência de janelas e pintar sem tinta com materiais celulósicos 
Nesta atividade foi possivel ver em funcionamento uma janela translúcida que se torna transparente com a aplicação de um campo elétrico e ficou-se a conhecer os princípios básicos de funcionamento e os principais constituintes envolvidos na construção do sensor. Foram mostrados filmes coloridos produzidos sem pigmentos, que imitam a organização estrutural de cutículas de escaravelhos.

-Biossensores em papel para aplicações em património cultural

Atividade conjunta de duas temáticas com demonstradores lúdicos e experimentais: 
1 – Os biossensores em papel como meio de diagnóstico e de identificação de contaminantes fúngicos e bacterianos em materiais do património cultural como pergaminho, papel, vidro e pedra.
2 - A importância das matérias primas desde a pré-história até aos nossos dias no contexto do desenvolvimento Europeu como ferramenta de atividades de turismo cultural e preservação de locais mineiros de interesse histórico na Europa.

-Alterações climáticas e património edificado 
Atividade conjunta de duas temáticas com demonstradores lúdicos e experimentais: 

1 - Os efeitos das alterações climáticas em património construído de impacto internacional, com apresentação de casos de estudo do projeto H2020 HERACLES.
2 – Os revestimentos em azulejo dos edifícios e monumentos nacionais exposto a condições ambientais adversas como património a valorizar e conservar, com demonstração dos efeitos físico-químicos, estruturais e biológicos sobre diversas peças.
 

O CENSE  esteve também presente

-O meu conforto térmico é muito vulnerável às alterações climáticas? 
Utilizando um sistema de informação geográfica os visitantes puderam selecionar uma qualquer cidade e uma freguesia em Portugal e verificar qual a vulnerabilidade do conforto térmico das habitações no clima atual e em 2050.

-Alfama Sustentável 
O bairro de Alfama está a ser objeto de um projeto de ideação para o transformar num caso exemplar de sustentabilidade em centros históricos. A atividade desafiou os participantes a submeterem ideias disruptivas em diversos domínios como energia limpa e eficiente, mobilidade limpa, espaços públicos resilientes ao clima, produção de alimentos, novos modelos de negócio locais, economia circular, e soluções baseadas na natureza, entre outros, com vista a tornar Alfama Sustentável

-Desenhando uma cidade energéticamente sustentável 
Os visitantes foram desafiados a desenhar planos para melhorar a sustentabilidade do sistema energético da cidade de Évora em 2030. Cada plano é seguidamente avaliado no que respeita à redução de emissões de gases de efeito de estufa, custos associados e aceitabilidade. 
 

Participação do CMA  


-Planos de emergência
Nesta atividade a Teoria de Grafos foi utilizada para determinar a viabilidade de implementação de procedimentos de segurança e, em caso afirmativo, qual a forma de os aplicar. 

-À noite "em compras" no museu
Um museu pretende adquirir novas peças de arte e para tal foi elaborada uma lista com as peças que seria interessante adquirir. É conhecido o custo de cada peça assim como o número de novos visitantes que o museu pode vir a ter caso compre essa peça. O responsável pelo museu gostaria de adquirir todas as peças da lista mas infelizmente dispõe de uma quantia limitada de dinheiro para gastar. Como deve ser escolhido o melhor conjunto de peças para comprar?

-A Matemática e o Património
Uma parede do museu ricamente decorada com frisos e padrões de azulejos, desabou. Como pode um matemático ajudar na sua reconstituição? Vamos aprender mais sobre frisos e padrões
 

O LIBPhys  apresentou as suas atividades


-TOXI TRACE-inovação na deteção rápida e in-situ de contaminações vestigiais e explosivos
Esta atividade tem como objetivo mostrar uma tecnologia inovadora de alta sensibilidade para detecção e análise de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) específicos em concentrações vestigiais sem recorrer ao uso dos reagentes químicos, demonstrando-se a sua aplicabilidade na preservação do património cultural. 

-Descobrindo a Fábrica da Pólvora-caracterização material por fluorescência de raios-x 
Após uma visita virtual à antiga Fábrica de Pólvora, a qual preserva in situ um conjunto de equipamentos operacionais, os visitantes foram convidados a contribuir para a sua manutenção através da identificação de alguns destes materiais pela técnica de espectroscopia de fluorescência de raios-X (XRF).

UCIBIO também participou 


-O aroma da Ciência 
O cheiro da fruta boa é diferente do cheiro de fruta má. Sabias que há equipamentos que conseguem cheirar os alimentos? Sabias que até as bactérias têm cheiro? E a tua respiração? A equipa da UCIBIO apresentou os narizes electrónicos que conseguem cheirar os aromas do dia a dia.

-Enzimas em ação
Em cada célula existe um sem número de enzimas que estão envolvidas em processos tão distintos como a divisão celular ou a obtenção de energia. Nesta atividade, de forma a estudar a sua função e estrutura,  isolou-se e identificou-se a enzima catalase, e verificar a acção de uma protease (degradação de outras proteínas - proteólise). 

MARE 

-A Cidade do futuro entre o rio e o MAR(E) 
Nesta atividade os investigadores do MARE mostraram como se estudam as migrações dos peixes, como se observam as ostras dos nossos estuários e as microalgas ao microscópio; quiseram colocaro o visitante a descobrir espécies exóticas, aprender sobre os tubarões da nossa costa e conhecer produtos inspirados nos organismos marinhos. A viagem terminava com um mergulho virtual no mar português, porque uma experiência vale mais que mil palavras.

 

Participação do CIUHCT


-Ciência, Tecnologia e Medicina na cidade de Lisboa no ano 3000 
Esta atividade é orientada para um público-alvo júnior e pretende ilustrar a evolução da ciência em Lisboa, assim como dar a conhecer algumas reflexões utópicas produzidas no passado. É pedido ao público que desenhe em papel de cenário contínuo aspetos de uma Lisboa imaginada, enquanto cidade científica para o ano 3000.

 

VICARTE

-Vidros do passado-vidros do futuro 
Os participantes experimentaram e viram diversas aplicações do uso do vidro no passado, presente e futuro. O público experimentou o uso de "Trick Glasses", foram apresentadas as primeiras receitas medievais de formação de nanopartículas no interior do vidro, assim como foram apresentados vidros luminescentes. 

NOVA LINCS


-Património cultural digital 
Esta atividade proporcionou uma visita guiada por diversos mosteiros da cidade de Lisboa, uma visita a uma recriação virtual da 1.ª Exposição de Artes Plásticas realizada em dezembro de 1957, e ainda foi possivel descobrir algumas iluminuras medievais através de um painel multitoque.

FCT FAB LAB

-Como fazer quase tudo 
A impressora 3D reproduziu o logotipo da NEI em 3D; estiveram presentes outros objetos já reproduzidos na máquina de corte a laser e corte de vinil e divulgou-se alguns dos projetos desta instituição.

CHARM / LAQV-Requimte


-Objetos culturais em plástico-Um património para descobrir e preservar 
Nesta atividade foi possível ver como é que se identifica a composição química de um objeto em plástico e como essa identificação é tão importante para nós, não só para o estabelecimento de estratégias de conservação, mas também para o conhecimento sobre a indústria transformadora do plástico em Portugal.  

A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro.

 

Outras notícias
"FCT NOVA na Noite Europeia dos Investigadores dia 28 setembro"

 

Na Imprensa

"Quer conhecer o trabalho dos cientistas? Vem aí a Noite Europeia dos Investigadores" (Público)

"Noite Europeia dos Investigadores" (Pumpkin Online)

"Noite Europeia dos Investigadores"(Centro Nacional de Cultura)

“Ciência na Cidade” durante a Noite Europeia dos Investigadores 2018"(Destak)

"Noite dos Investigadores: vai poder ser cientista por uma noite"(NIT)

"Hoje à noite há festa da ciência. Estão todos convidados" (DN)

 "Ciência sai à rua para celebrar “Noite europeia dos investigadores”" (Sapo)