Notícias

Notícias

Primeira edição do Crossideas recebeu mais de 100 participantes

16-10-2018

Foram 106 participantes, entre representantes de 32 PME's e Investigadores dos 14 Centros de Investigação da FCT NOVA, que estiveram presentes no primeiro encontro promovido pela iniciativa Crossideas.

A iniciativa, organizada pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da FCT NOVA  em parceria com a Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), começou por incentivar as empresas a submeterem desafios, envolveu os centros de investigação da FCT NOVA e colocou-os frente a frente no passado dia 13 de outubro no campus da Caparica.

Sob os temas "Economia Circular", "Transição Energética" e "Adaptação às Alterações Climáticas" este encontro permitiu estreitar relações entre o mundo empresarial e o mundo académico no sentido de avançar com mais rapidez e segurança para uma economia mais eficaz e eficiente.

O dia começou com um café de boas-vindas, seguido pelas intervenções de Virgílio da Cruz Machado, Diretor FCT NOVA, Fernanda Ferreira Dias, Diretora-geral DGAE e Ana Daam, da APA. De imediato, passou-se às sessões bilaterais entre a FCT NOVA e as empresas presentes, onde se apresentaram em maior detalhe os desafios das PME's, procuraram possíveis caminhos de solução e se assinaram os memorandos de entendimento para colaborações futuras.

Da parte da tarde, foi possível assistir à mesa redonda sob o tema “Financiamento à Inovação para PME’s” que contou com a participação de Diana Rodrigues, Climate KIC, Cristina Gouveia, SME Instrument (Agência Nacional de Inovação-ANI), Alexandra Alvarez, EEN-Portugal (IAPMEI). Teresa Dias, Economia e Inovação AIP-CCI e Júlia Seixas, Climate KIC encerraram o encontro.

Esta iniciativa é co-financiada pelo EIT Climate-KIC  e tem a AIP-CCI como parceira. Recebe o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção Geral das Actividades Económicas.

 

 

Noticías relacionadas

Encontro Crossideas na FCT NOVA

14 Centros de Investigação para inovar a sua empresa