Investigadora Paula Videira vencedora na primeira edição do Consórcio Tagus Tank

29-01-2019

A Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde, atribuíram hoje cinco prémios, no valor de 20 mil euros cada, a projetos de investigação em Medicina do nosso país, no âmbito da aliança criada em 2016 através do consórcio Tagus TANK - Tagus Academic Network for Knowledge.

Um dos projetos vencedores inclui uma docente e investigadora da FCT NOVA. A Professora e Investigadora Paula Videira do Departamento de Ciências da Vida, integra a equipa do Projeto “Innovative Approaches to Target Tumor-Draining Lymph Nodes in Lung Cancer Patients”, liderado por António Bugalho, Pneumologista da CUF e Professor da NOVA Medical School . O trabalho procura “estudar um dos compartimentos muitas vezes afetados pelas células cancerígenas, os gânglios linfáticos”. Sendo o cancro do pulmão uma das principais causas de mortalidade por cancro no mundo e em Portugal, com esta investigação, de acordo com António Bugalho, procuram-se resultados que permitam “uma maior compreensão de como conter a evolução do cancro do pulmão e que se traduzam numa melhoria da sobrevivência e qualidade de vida das pessoas que dele padecem."

O objetivo do programa “Projetos de Investigação em Medicina” (PIM) do Tagus TANK é a promoção e financiamento de projetos que estimulem o desenvolvimento de novas linhas de investigação médica de excelência no âmbito da colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa e a José de Mello Saúde.

A primeira edição desta iniciativa conjunta premeia projetos na área do cancro da mama e do pulmão, surdez nas crianças, redução do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias nos jovens e ainda os efeitos dos videojogos na motricidade dos adolescentes.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Sala dos Atos da NOVA Medical School, em Lisboa, e contou com a presença do reitor da NOVA, Professor João Sàágua, do presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, Dr. Salvador de Mello, do Professor António Rendas, presidente do Comité Científico dos Prémios e do Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado.

Na imprensa

"Investigação: 100 mil euros para projetos na área da medicina" (Jornal Médico)

"Universidade NOVA de Lisboa e José de Mello Saúde atribuem prémios a Projetos de Investigação em Medicina no valor de 100 mil euros"(Postgraduate Medicine)

"Tagus TANK premeia cinco projetos na área da Medicina. Conheça os vencedores" (News Farma)