Bolsa de Investigação para Mestre

22-02-2019

Condições:
1. Área Científica: Engenharia dos Materiais, Eng. de Micro e Nanotecnologia.

2. Requisitos de admissão: Os candidatos deverão preferencialmente possuir um Mestrado na área mencionada no ponto 1, ou áreas afins, com média superior ou igual a 16, dando-se preferência a candidatos com experiência de trabalho laboratorial na área dos dispositivos de Microfluídica. É ainda requerido bom domínio da língua inglesa, falado e escrito.

3. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos a desenvolver consiste nas seguintes tarefas:
   a. Modelação de dispositivos de Microfluídica com o software COMSOL
   b. Fabricação em ambiente de câmara limpa de dispositivos de Microfluídica.
  c. Deposição de filmes finos pelas técnicas de PVD e PECVD para fabrico de sensores e dispositivos.
   d. Realização de testes laboratoriais para amplificação e deteção de DNA
   e. Preparação de relatórios técnico-científico periódicos, em língua inglesa, sobre os desenvolvimentos relevantes alcançados no projecto.
   f. Participação na disseminação e promoção dos resultados principais do projecto.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT/I3N) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e CEMOP-UNINOVA, sob a orientação científica do Professores Hugo Águas e Rui Igreja.

6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em março de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado por períodos de 6 meses dentro da vigência do projeto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa é de 989,70€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada pelo júri, com base na análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas, com valoração de 100%. Caso o júri considere relevante, esta análise será complementada por entrevista. A avaliação curricular + carta de motivação valerá 65% da nota final, sendo os restantes 35% atribuídos à entrevista aos candidatos que o júri considere relevantes.

9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Professor Hugo Águas
Vogais efetivos: Professor Rui Igreja e Professora Elvira Fortunato
Vogais suplentes: Professor Rodrigo Martins e Professor Luís Pereira

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do CENIMAT|i3N da FCT-UNL, sendo todos os candidatos(as) notificados através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 08 a 21 de Março de 2019.
As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e‐mail, da referência “BI-97-Mestre-dPCR4FreeDNA”, para cenimat.secretariado@fct.unl.pt , dentro do prazo limite para a respetiva apresentação.

A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:
a) Carta de Motivação;
b) Curriculum Vitae detalhado do Candidato;
c) Certificado de habilitações, com média final;
d) Possuir Cartão de Cidadão/Título de Residência válido.
Informa‐se que as candidaturas com processos incompletos serão liminarmente excluídas do concurso.