Notícias

Notícias

Projetos europeus liderados pela FCT NOVA são apresentados ao Governo

26-02-2019

Ricardo Jardim Gonçalves com os Minsitros

Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático da FCT NOVA, esteve no passado dia 21 de fevereiro em audiência privada com o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O encontro permitiu uma apresentação personalizada de Smart4Health e ZDMP. Dois projetos europeus que Ricardo Jardim Gonçalves lidera e que totalizam 38 milhões de euros, colocando a FCT NOVA como a maior instituição portuguesa a coordenar fundos H2020. Pedro Siza Vieira enalteceu a relevância deste sucesso para a economia nacional e projeção da mesma a nível europeu e internacional. Manuel Heitor destacou a importância que traz para o país a nível científico e tecnológico, nomeadamente numa área que tem sido pouco aproveitada em termos de financiamento europeu para a investigação e desenvolvimento em tecnologias digitais aplicadas na saúde.

No dia 22 de fevereiro, no encontro “Ciência, inovação e ensino superior em Portugal: Um ano depois da avaliação pela OCDE”, Ricardo Jardim Gonçalves teve a oportunidade de fazer a apresentação ao Primeiro-Ministro António Costa e a Dominique Guellec , "Head, Science and Technology Policy Division" da OCDE.

Dominique Guellec sublinhou o valor que estes projetos acrescentam na projeção da economia portuguesa e europeia através de uma cooperação concertada em ciência e tecnologia entre atores das áreas digital e saúde. O Primeiro-Ministro acrescentou que são um exemplo de referência para o crescimento de uma economia mais inovadora e produtiva de interesse público.

O Professor Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, a maior Unidade Orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, alude para a missão da FCT NOVA  enquanto centro de geração, de transmissão e de aplicação do conhecimento a nível internacional.

O Professor Ricardo Jardim Gonçalves é docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores (DEE) da FCT NOVA e coordena a unidade de investigação GRIS do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS) no Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (UNINOVA).

 

Ricardo Jardim Gonçalves com o Primeiro-Ministro, António Costa
Ministério da Economia com os Ministros Manuel Heitor e Pedro Siza Vieira

Com Dominique Guellec , "Head, Science and Technology Policy Division" da OCDE
António Costa no encontro “Ciência, inovação e ensino superior em Portugal: Um ano depois da avaliação pela OCDE”
 

Notícias relacionadas

FCT NOVA é a maior instituição portuguesa a coordenar fundos H2020

 

Na imprensa

"Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para um acesso universal a dados de saúde" (News Farma)

 "Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros na área da saúde" (Jornal Médico)

"Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para um acesso universal a dados de saúde" (Post Graduate Medicine)

"Smart4Health: Portugal lidera projeto europeu para tornar universal o acesso a dados de saúde" (Sapo)

"Portugal coordena projeto europeu de 22 milhões de euros"(Jornal de Notícias)

"Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para tornar universak acesso a dados de saúde"(Ani)