Notícias

Notícias

Investigadora do CENSE apresenta estudo sobre o potencial da economia circular em Portugal

07-03-2019

Investigadora do CENSE apresenta estudo sobre o potencial da economia circular e

Rita Lopes, Investigadora do Centro de Investigação Ambiental e Sustentabilidade (CENSE), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), apresentou um estudo intitulado “O potencial da economia circular em Portugal - o caso de embalagens e alimentos e bebidas ". O estudo foi desenvolvido por Rita Lopes, Rui Santos, Nuno Videira e Paula Antunes com a Sociedade Ponto Verde e foi apresentado na conferência “Pense o futuro de forma circular”, na Fundação Gulbenkian em Lisboa. A conferência reuniu líderes nacionais e internacionais que buscam uma melhor gestão dos recursos do planeta, que passa pela valorização e ampliação da vida dos produtos.

Este estudo sugere a promoção de iniciativas "que fomentem a colaboração entre diferentes agentes", ações de marketing, medidas que favoreçam novos modelos de negócios e apostem na pesquisa. O estudo permitiu desenvolver uma visão compartilhada para uma economia circular em operação em 2035 e um roteiro de ação. A economia circular consiste em usar os recursos o máximo de tempo possível, reciclando, reutilizando e reduzindo o consumo. Para atingir este objetivo, há a necessidade de reduzir os produtos embalados, preferir embalagens individuais e evitar embalagens com adesivos e embalagens que utilizem cada vez mais materiais reciclados.

O estudo destaca que esse desafio vai gerar novos negócios e as empresas já estão "apresentando estratégias" para a economia circular, setor que representa "um bom investimento". 

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Na imprensa

"A economia que se regenera constantemente. E que depende de si." (Expresso)

 "Empresas estão empenhadas na economia circular - especialista" (Diário de Notícias)

"Empresas estão empenhadas na economia circular" (Notícias ao Minuto)

"Empresas estão empenhadas na economia circular" (TSF)

"Empresas estão empenhadas na economia circular" (Diário de Notícas da Madeira)