Criadora do IBM Home Page Reader, o sistema web-to-speech mais amplamente utilizado do mundo, vem à FCT NOVA

24-05-2019

Chieko Asakawa, cientista reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho pioneiro nas áreas das tecnologias de acessibilidade, vai estar no dia 29 de maio na FCT NOVA.

A investigadora japonesa é a oradora do "NOVA LINCS Influential Seminar" com a palestra "AI for Accessibility", onde analisará as tendências centrais na história da acessibilidade e debaterá a sua relevância para o seu mais recente trabalho em acessibilidade no mundo real. “Ao longo da palestra, vou enfatizar como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, explica a cientista.

Os projetos de investigação de Chieko Asakawa incluem um processador de texto para documentos em braille; uma biblioteca digital para documentos em braille; um plug-in do navegador Netscape que converte texto em fala (IBM Home Page Reader, que se tornou em cinco anos o mais usado do mundo); um mecanismo de navegação na Web mais conveniente para pessoas cegas; e um sistema que permite que web designers experimentem a web como pessoas cegas. Atualmente o seu trabalho de investigação centra-se em tornar o mundo físico mais acessível para pessoas cegas através da IA.

Chieko Asakawa é membro da IBM e foi a primeira mulher japonesa a conquistar o titulo de IBM Fellow.  Em 2003 foi admitida no Hall of Fame of Women in Technology International. Em 2013, seguiu-se a distinção pelo Governo do Japão com a Medalha de Honra com Fita Roxa pelas suas excelentes contribuições para a pesquisa sobre acessibilidade. Foi eleita como membro estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA em 2017 e entrou para o National Inventors Hall of Fame (NIHF) em 2019. Desde 2014, que lecciona como IBM Distinguished Service Professor da IBM na Carnegie Mellon University.

O seminário  está marcado para dia 29 de maio, às 14h00, no Anfiteatro 1D do Edifício VII da FCT NOVA, e foi organizado pelo Departamento de Informática e o Centro de Investigação NOVA LINCS da FCT NOVA.