18-06-2025
Alexandra Tenera, professora e investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica e Industraial (DEMI), foi nomeada para coordenar o novo grupo de trabalho WG 13 da ISO – Organização Internacional de Normalização, assumindo um papel central no desenvolvimento da futura norma internacional ISO 21514 sobre sistemas de gestão e governação de projetos.
A nomeação, aprovada por 85% dos países participantes, representa um marco inédito para Portugal, que lidera pela primeira vez um grupo internacional de normalização nesta área. Com uma carreira dedicada à normalização e à gestão de projetos, Alexandra Tenera é também responsável pelo ONS APOGEP, investigadora do UNIDEMI e antiga presidente da CT 175.
Este reconhecimento internacional reforça a presença portuguesa nos processos de normalização global, com impacto direto na harmonização de práticas entre empresas, administração pública e organismos internacionais. O Instituto Português da Qualidade (IPQ) congratula-se com esta nomeação, destacando o valor da participação técnica nacional no contexto internacional.
Alexandra Tenera reforça ainda a importância do contributo do conhecimento científico para o desenvolvimento económico global e um especial agradecimento ao DEMI e à NOVA FCT pelo apoio prestado que permitiram abraçar esta desafiante oportunidade, graças a este ambiente de excelência, que Portugal marca agora uma presença na liderança da normalização em Gestão de Projetos.
Mais informações em
https://www.ipq.pt/portugal-lidera-desenvolvimento-de-nova-norma-interna...