Consórcio de escolas de engenharia portuguesas lança Centro UNESCO de Formação avançada em língua portuguesa

23-07-2019

A FCT NOVA participa no Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE) que durante a manhã de dia 24 de julho assinou protocolos de colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Direção-Geral do Ensino Superior.

Os protocolos pretendem promover a formação avançada de cientistas em língua portuguesa, estimular a modernização progressiva e a reestruturação do ensino da engenharia no contexto universitário europeu. Destes acordos resulta a criação do Centro Unesco, iniciativa que irá apoiar a formação de docentes e de investigadores africanos em países de língua portuguesa e ajudar a capacitar as instituições de origem dos estudantes, como confirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao jornal Público.

A cerimónia que teve lugar no Theatro Thalia com a presença da Ministra Maria do Rosário Sambo, de Angola, do Ministro Daurtarin Costa, da Guiné-Bissau, da Ministra Maritza Rosabal Peña, de Cabo Verde e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, de Portugal.

Este evento serviu de igual modo para oficializar o CEE que reúne as principais escolas de engenharia em Portugal. Além da FCT NOVA, fazem parte do consórcio a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL), a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e a Universidade de Aveiro (UA).

Na Imprensa

"Centro UNESCO terá 3,5 milhões de euros para investir na formação de cientistas africanos" (Público)

"Angola reorganiza rede do ensino superior" (Jornal de Angola)