Notícias

Notícias

FCT NOVA participa na criação de Centro UNESCO de Formação Avançada em língua portuguesa

24-07-2019

A FCT NOVA participou na criação e  lançamento do “Ciência LP- Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP).

Este Centro UNESCO pretende desenvolver capacidades científicas de alto nível na comunidade de países de língua portuguesa no domínio das ciências fundamentais, promover a cooperação dos países da CPLP com a comunidade internacional, combater a "fuga de cérebros" a nível regional e internacional, permitir a transferência de conhecimentos e o reforço das capacidades, organizar formações e workshops em áreas prioritárias, providenciar programas de formação avançada para doutorandos e pós-doutorandos, fomentar atividades das redes de ciência e dos projetos de colaboração nos países da CPLP, desenvolver programas de sensibilização da sociedade civil internacional.

A fase inicial de desenvolvimento deste Centro será lançada com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia através de concursos internacionais para o apoio a bolsas de doutoramento e contratos de investigadores doutorados. No calendário de ação ainda estão previstos durante este ano a celebração de novos protocolos e parcerias que permitam investimento exterior ao projeto e o lançamento do concurso de bolsas que deverá decorrer durante o mês de setembro.

O Ciência LP foi criado com a celebração do protocolo entre o Consórcio de Escolas de Engenharia, que reúne as melhores Escolas de Engenharia de Portugal do qual a FCT NOVA é membro, o Consórcio das Escolas de Ciências Agrárias e a Fundação para a Ciência e Tecnologia. A cerimónia decorreu na manhã de dia 24 de julho no Theatro Thália com a presença da Ministra Maria do Rosário Sambo, de Angola, do Ministro Daurtarin Costa, da Guiné-Bissau, da Ministra Maritza Rosabal Peña, de Cabo Verde, António Nóvoa, Embaixador de Portugal na UNESCO e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, de Portugal.

 

Na Imprensa

"Centro UNESCO terá 3,5 milhões de euros para investir na formação de cientistas africanos" (Público)

"Centro UNESCO de Formação avançada em língua portuguesa é hoje lançado" (U.Porto Notícias)

“Universidade do Minho integra Centro UNESCO” (Antena Minho)

"UMinho integra consórcio que dá bolsas a 100 investigadores dos PALOP’S" (Press Minho)

"Universidade do Minho integra Centro UNESCO" (Correio do Minho)

"UMinho integra Centro UNESCO para formar cientistas" (Diáro do Minho)

"Centro Unesco forma cientistas"(Portugal Têxtil)