Sir Martyn Poliakoff, Químico mundialmente reconhecido, estará na FCT NOVA dia 23 de julho

15-07-2019

Sir Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham, Reino Unido, estará no dia 23 de julho, às 12H00, no Grande Auditório da FCT NOVA, com a palestra “Mendeleev's Gift to Education (and to me)” ( “O Presente de Mendeleiev para a Educação (e para mim”). No dia anterior, a Reitoria da NOVA irá celebrar a sua presença com a Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa.

O cientista é reconhecido mundialmente como líder em Química Verde pelas suas contribuições para o desenvolvimento de processos com fluidos supercríticos e foi por sua sugestão que em 2019 se celebra globalmente os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos. Além de todas as suas conquistas profissionais, o químico esteve à frente de vídeos sobre os 118 elementos químicos que já ultrapassaram as 190 milhões de visualizações.

É professor de Química na Universidade de Nottingham, reconhecido Fellow da Royal Society, (Academia de Ciências do Reino Unido) e do Instituto de Engenheiros Químicos (EUA), da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Royal Academy de Engenharia (Austrália), Membro Honorário da Sociedade Chinesa de Química, Fellow Associado e Membro Honorário da Academia Etíope de Ciências, Foreign Member da Academia Russa de Ciências e Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Tallinn, Estónia.

Sir Martyn Poliakoff já serviu a sociedade nos seus mais altos cargos e foi Secretário de Relações Exteriores e um dos vice-presidentes da Royal Society, do Reino Unido e da Commonwealth Academy of Sciences, de 2011 a 2016.

A intervenção integra as Elemental Talks on the Periodic Table promovidas pelo Departamento de Química e pela Biblioteca da FCT NOVA no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT).

A cerimónia de Doutoramento Honoris Causa de Sir Martyn Poliakoff irá decorrer no próximo dia 22 de julho, pelas 11 horas no Auditório do campus de Campolide. Ana Aguiar Ricardo, Presidente do Departamento de Química da FCT NOVA, fará o elogio ao doutorando e Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático do Departamento de Química da FCT NOVA e recentemente homenageado no Ciência 2019, será o padrinho.

Mantenha-se a par das atividades que a Biblioteca e o Departamento de Química da FCT NOVA prepararam para celebrar os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos aqui.

Na imprensa

“Universidade NOVA de Lisboa distingue o “pai” da Química Verde com o título Doutor Honoris Causa” (Ambiente Magazine)

"Pai da “química verde” acredita que se pode responder problema do desperdício" (Público)

"«Pai» da Química Verde distinguido em Portugal" (A Notícia)