vf-OS Hackathon: o desafio começa dia 9 de setembro

28-08-2019

vf-OS Hackathon

O vf-OS Hackathon, que decorrerá entre os dias 9 e 12 de setembro na Universidade de Minhoem Guimarães, é um evento organizado para demonstrar e testar as últimas tecnologias do projeto vf-OS para desenvolver soluções para a Indústria 4.0. Esta iniciativa pretende criar um ambiente colaborativo, reunindo estudantes, programadores e a equipa do projeto para em conjunto desenvolver aplicações (vApps) que respondam a problemas reais de Pequenas e Médias Empresas (PME’s).

Os participantes terão oportunidade de usar tecnologias como IoT industrial, Machine Learning ou Big Data para criar soluções de manutenção preditiva, otimização de stocks, controle de qualidade, entre outros. A melhor equipa receberá 3.000 €, para a segunda classificada o prémio é de 1.500 € e o terceiro lugar ganha 750 €. Haverá ainda prémio de 300 € para um máximo de 10 lugares de honra, dependendo do número de participantes. Os vencedores terão também a oportunidade de apresentar a sua solução vApp para a comunidade industrial.

O sistema operativo aberto para fábricas virtuais ( vf-OS Open Platform ) é um projeto EU H2020 que aborda o objetivo da "automação digital". A meta é desenvolver o "sistema operativo" para fábrica conectada do futuro e integrar melhores processos de fabricação e logística para a Indústria 4.0, através de plataformas que permitam e otimizem a comunicação e a colaboração entre redes de fornecimento, empresas, máquinas e objetos.

O vf-OS Open Platform explora TIC avançada de modo a permitir às empresas uma maneira rápida de desenvolver e implantar aplicações inteligentes (vApps) para processos de manufatura e logística. As vApps são aplicações especialmente desenvolvidas para resolver necessidades industriais específicas, seguindo um paradigma semelhante ao sistema móvel utilizado para as apps Android. Assim, integrando vários serviços vf-OS pré-definidos, as vApps podem suportar rapidamente vários cenários do setor 4.0.

Inscreva-se através do email gris@uninova.pt.

Mais informações aqui.