Notícias

Notícias

VR4NeuroPain vence Prémio HINTT | Maturidade Digital de 2019

04-10-2019

VR4NeuroPain vence Prémio HINTT | Maturidade Digital de 2019

Micaela Fonseca e Cláudia Quaresma, docentes e investigadoras do Departamento de Física da FCT NOVA, integram a equipa de desenvolvimento do VR4NeuroPain que foi o vencedor do Prémio HINTT| Maturidade Digital 2019 na área de Clinical Outcomes

O VR4NeuroPain é um sistema inovador que combina realidade virtual e uma luva inteligente com biosensores que visa promover a reabilitação de pacientes com dor neuropática. Este projeto conta com as parcerias do LIbPhys-UNL e do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão.

O Prémio HINTT | Maturidade Digital pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) com vista à aproximação de um ambiente sem papel conducente a ganhos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global. 

A FCT NOVA contou ainda com mais dois projetos finalistas: O Rehabvisual, plataforma na área da reabilitação que permite uma análise global do paciente desde o contexto clínico até ao domícilio, do centro de investigação Lybphis; e o Diastopt, projeto de otimização do processo de diagnóstico, estadiamento e decisão terapêutica em doentes com suspeita de cancro do pulmão, do centro de investigação Cefitec.

A entrega do prémio decorreu dia 3 de outubro na Fundação Champalimaud durante o HINTT 2019. O HINTT é um evento anual subordinado à área da Saúde que visa ser uma ação de partilha de conhecimento e reflexão do futuro do estado da saúde, a nível nacional e internacional, tendo como foco o cidadão e a tecnologia.

 

Na imprensa

"Hospital Lusíadas Lisboa recebe prémio a projeto que rastreia os fármacos de forma permanente" (News Farma)