Notícias

Notícias

14 de março, Dia Internacional da Matemática

27-11-2019

dim 2020

A FCT NOVA participa nas primeiras celebrações do agora oficial "Dia Internacional da Matemática".

A proclamação de 14 de março como o Dia Internacional da Matemática, que terá a sua primeira celebração oficial em 2020, foi adotada pelo Conselho Executivo da UNESCO na sua 205.ª sessão e confirmada na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO a 26 de novembro de 2019. O dia escolhido já é comemorado em muitos países como o Dia do Pi, já que a sua notação anglo-saxónica forma os primeiros dígitos da expansão do número "pi" (3/14).

“A Matemática está em Toda a Parte” é o tema para esta primeira edição. A União Internacional de Matemática, que impulsionou a formalização da data comemorativa, convidou oito matemáticos de todo o mundo para formar a "Comissão de Gestão do Dia Internacional da Matemática". Fabio Chalub, Presidente do Departamento de Matemática da FCT NOVA e anterior Coordenador do Centro de Matemática e Aplicações, é um dos oito matemáticos convidados.

Com este dia pretende-se comemorar o papel essencial que a matemática e a educação matemática desempenham nos avanços da ciência, da tecnologia e da sociedade.

Fique atento!

Na Imprensa

"Matemática já tem Dia Internacional" (Público)