FCT NOVA participa na 1.ª Conferência Campus Sustentável e na Rede Campus Sustentável

06-11-2019

José Ferreira Machado, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

A NOVA é uma das 28 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas que assumiram um compromisso para com a sustentabilidade, durante a 1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019).

Presente na conferência, a equipa da FCT NOVA, constituída por Júlia Seixas, Joana Santos e Antje Disterheft, apresentou a Sustentabilidade na FCT NOVA. Joana Santos, em representação da FCT NOVA Sustentável, foi uma das oradoras com a palestra “FCT NOVA Sustentável – Envolvimento de alunos finalistas de mestrado no Diagnóstico à Sustentabilidade do Campus da FCT NOVA". Antje Disterheft, investigadora do CENSE, esteve presente com a comunicação “From ideas to a vision – experiences of a participatory approach for FCT NOVA’s sustainability strategy using a story-telling perspective”.

Joana Santos; Antje Disterheft Joana Santos (à esquerda) e Antje Disterheft (à direita)

As IES responderam ao convite lançado pela Rede Campus Sustentável no sentido de promover a cooperação entre instituições e de fazer corresponder o ensino à prática institucional. No total, 12 em 14 universidades, 12 em 15 institutos politécnicos e 4 em 5 escolas superiores não integradas assinaram uma Carta de Intenções que constitui um compromisso público com princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior.

Em representação da NOVA na assinatura da Carta esteve presente o Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, José Ferreira Machado.

A conferência decorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no passado dia 31 de outubro, e contou com representantes de 28 das 34 IES públicas portuguesas.

Representantes IES

Representantes das IES signatárias presentes na CCS 2019