Notícias

Notícias

Sofia Simões, investigadora da FCT NOVA, recebe o prémio de “José María Sarriegi”

12-11-2019

sofia simões recebe prémio

O estudo científico “How are cities planning to respond to climate change? Assessment of local climate plans from 885 cities in the EU-28” foi galardoado com o prémio José María Sarriegi Major Catastrophe Research Award  pela Fundação Aon España e pelo Observatório de Catástrofes Espanhol.

Sofia Simões, investigadora do CENSE da FCT NOVA, faz parte do grupo de 30 co-autores deste estudo, onde são analisados planos de ação climática local de 885 cidades dos 28 estados membros da União Europeia. Estudar o progresso da política climática ao nível das cidades é essencial pois delas depende grande parte da responsabilidade, tanto na redução de emissões quanto na adaptação aos impactos das alterações climáticas. Este estudo de larga escala contribui para a criação de uma situação de referência para as políticas e planos locais ao nível europeu. Para os autores “é uma grande honra ser o primeiro a receber o prémio José Maria Sarriegi e uma grande satisfação por ter participado num trabalho de investigação com este impacto. A equipa de investigadores expandiu-se e continuamos a trabalhar para analisar estas políticas em maior detalhe. Este prémio ajuda-nos e motiva-nos a continuar”.

O prémio “José María Sarriegi” foi criado pela Fundación Aon España, ligada à seguradora AON, e pelo Observatório de Catástrofes para reconhecer o melhor trabalho de investigação académica sobre gestão de desastres publicado em revistas científicas nos dois anos anteriores à atribuição. O tópico desta primeira edição são as alterações climáticas.

A cerimónia decorreu durante o Simpósio do Observatório de Catástrofes, sob a presidência honorária de Sua Majestade a Rainha de Espanha, a 7 de novembro, no campus de Pós-Graduação da Universidade de Navarra, em Madrid.