Notícias

Notícias

Bootcamp internacional quer impulsionar inovação na região atlântica

16-12-2019

EMPORIA4KT

No dia 12 de dezembro, 20 especialistas encontraram-se para o primeiro bootcamp internacional que debateu as dificuldades e oportunidades da economia azul nos países da área atlântica.

O “Blue Economy in the Atlantic Area – the role of Academia, Industry and Policy Stakeholders for fostering innovation in the Atlantic Area”, que decorre no âmbito do projeto europeu EMPORIA4KT , acontece depois de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido terem realizado bootcamps no seu próprio país onde especialistas discutiram a Economia Azul nas suas respectivas regiões.

A Economia Azul representa todas as atividades económicas relacionadas com os oceanos, mares e áreas costeiras e inclui setores como a pesca, construção naval, turismo e energia oceânica. São necessários investimentos em inovação para criar novas oportunidades de negócios e promover a sustentabilidade dos recursos oceânicos e marítimos.

O EMPORIA4KT é um projeto do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do Espaço Interreg Atlântico da União Europeia coordenado pela FCT NOVA, através do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente,  composto por 14 parceiros de 5 países europeus no Espaço Atlântico. O projeto está a trabalhar para estabelecer vínculos entre a academia, as empresas e o governo, com o propósito de promover a inovação e a competitividade na Economia Azul no Espaço Atlântico. Estes bootcamps fazem parte das atividades personalizadas do projeto para apoiar esses objetivos.