Notícias

Notícias

A engenharia é para mulheres

03-12-2019

engenheiras por um dia 2019

Ana Marta Martins, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FCT NOVA, foi a mais recente embaixadora do projeto "Engenheiras por um dia".

No passado dia 2 de dezembro, a estudante de mecânica esteve na Escola Secundária Augusto Cabrita no Barreiro a explicar a mais de 30 alunas do 9.º ao 11.º ano porque é que escolheu ser engenheira. Ana Marta Martins, que até ao 12.º ano nunca tinha ouvido falar desta carreira, ficou convencida depois de ouvir uma aluna da FCT NOVA a falar sobre as diversas oportunidades desta área. Agora, já aluna universitária, foi a sua vez de ajudar estudantes do secundário a conhecer as saídas profissionais da engenharia.

“Estava convencida a seguir medicina, mas acho que a biomédica é a área que afinal me interessa mais”, explicou uma das alunas do Barreiro durante a apresentação.

Ana Marta Martins ainda teve a oportunidade de fazer duas demonstrações ao auditório. Com o "Braço Mecânico", as alunas ficaram a conhecer como é que uma máquina se movimenta com a força da água. Na experiência "Bitalino" viram um dispositivo que permite fazer eletrocardiogramas.

A FCT NOVA participa novamente no projeto “Engenheiras por um dia”, que já vai na sua terceira edição. Este projeto integra-se na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual”, que tem como objetivos sensibilizar as raparigas para os domínios das tecnologias e das engenharias, combater a segregação das profissões em função do sexo e promover estas áreas junto das estudantes do ensino secundário.