Anthropocene Campus Lisboa: Parallax

06-01-2020

Anthropocene Campus Lisboa: Parallax

O "Anthropocene Campus Lisboa: Parallax" é um evento organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia ( CIUHCT) no âmbito do projeto "Anthropolands", que visa contribuir para o debate internacional sobre o tema do Antropoceno.

Esta iniciativa faz parte do Currículo do Antropoceno, iniciado pelo Haus der Kulturen der Welt e pelo Instituto Max Planck de História da Ciência, que pretendia explorar uma nova cultura interdisciplinar de conhecimento e aprendizagem. Este currículo gerou dois Campus Antropoceno em Berlim (2014, 2016) e vários eventos satélite em todo o mundo.

O evento, que teve a sua abertura no dia 6 de janeiro, conta com 6 seminários, uma exposição da artista nova-iorquina Aidan Koch e duas conferências públicas. Entre os oradores convidados encontra-se o reconhecido historiador indiano Dipesh Chakrabarty, autor do artigo "The Climate of History: Four Theses", o primeiro de uma série de artigos ligados ao antropoceno, que provocou uma extensa discussão sobre quem é o “Anthropos” no Antropoceno - e como a divisão socioeconómica e política entre o norte e o sul globais é uma das ameaças para seres humanos e não humanos na Terra.

O "Anthropocene Campus Lisboa: Parallax" decorre na Culturgest entre os dias 6 e 11 de janeiro de 2020.