Notícias

Notícias

FCT NOVA visita o Ecocentro do Sport Lisboa e Benfica

23-01-2020

SLB; Ecocentro; Sustentabilidade

No dia 16 de janeiro de 2020, membros da task force FCT NOVA Sustentável visitaram o Ecocentro do Sport Lisboa e Benfica para aprender e trocar experiências sobre os métodos utilizados por esta instituição de forma a melhorar a gestão dos resíduos produzidos nas suas instalações.

A task force dedicada ao tema dos Resíduos da FCT NOVA Sustentável, representada por Joana Santos, engenheira responsável pela iniciativa FCT NOVA Sustentável, João Campôa, engenheiro com experiência na gestão de resíduos da FCT NOVA, e João Cruz, docente do Departamento de Física, estiveram presentes no Ecocentro do Sport Lisboa e Benfica (SLB) para trocar experiências e conhecer a realidade implementada pela equipa ECOBenfica na área de gestão de resíduos.

O Ecocentro do SLB foi condecorado com o Prémio Inovação na Gala do 108º Aniversário do Benfica. Encontra-se em operação desde 2011 e garante a recolha, triagem, armazenamento e encaminhamento para reciclagem de cerca de 200 toneladas de resíduos por época desportiva. Com um aumento significativo na separação seletiva de resíduos, particularmente na transição da época 2017/18 para 2018/19 (dados da época 2019/20 ainda por auferir), nota-se um aumento substancial das quantidades de resíduos de papel e embalagens de plástico entregues e, uma redução significativa na quantidade de resíduos indiferenciados. Atualmente, o Ecocentro conta com três compactadores e quatro operadores para triagem de resíduos. Devido aos processos implementados e todo o sistema de controlo e triagem efetuado nas instalações, o ECOBenfica consegue garantir uma taxa de reciclagem de aproximadamente 100%.

De entre as várias iniciativas de gestão de resíduos implementadas pelo ECOBenfica, são de destacar a disponibilização de ecopontos em locais estratégicos de utilização comum, a instalação de suportes para recolha de beatas e pastilhas elásticas, a disponibilização de dispensadores de água nos corredores, a eliminação de copos e utensílios de plástico e a sensibilização dos colaboradores e fornecedores externos presentes no Estádio, de forma a que todos os resíduos encaminhados para o Ecocentro se encontrem devidamente separados nos sacos de reciclagem e com o maior grau de separação possível.

Esta visita foi proporcionada no âmbito de contactos feitos no decorrer do Simpósio “Conservação do Património Cultural e Sustentabilidade: Desafios e Experiências”, no Museu Benfica Cosme Damião, no passado dia 19 de outubro de 2019 (notícia).