Mindset empreendedor nas Universidades

08-01-2020

Frank Rimalovski

Frank Rimalovski, empreendedor, gestor de fundos de risco e um dos pioneiros do ensino de técnicas de empreendedorismo estará na FCT NOVA no dia 21 de janeiro com a palestra "How to start a startup".

O Diretor Executivo do NYU Entrepreneurial Institute e Diretor-Geral dos fundos de risco da mesma faculdade nova-iorquina, foi um dos que ajudaram a dinamizar o empreendedorismo a nível mundial.

Desde 2010 que colabora com a New York University, ano em que o empreendedorismo começou a ganhar impulso. Desde então Frank Rimalovski ajudou a criar diversos programas que estimulam a transferência de tecnologia como o Summer Launchpad, o Ignite Fellowships e, mais recentemente, o programa NYU Female Founders Initiative. Todas estas iniciativas promovem uma abordagem prática ao empreendedorismo que vai mais além da ideia.

“As startups têm uma reputação de serem construídas com base na inspiração, mas a inspiração por si só não é suficiente. Deve ser enriquecida com um trabalho de investigação, experiências e trabalho de equipa” explica Frank Rimalovski.

BrooklinenClarifaiOpenTronsKinvolvedVengoLabsBioDigitalMedivisEphemeralFood Period e Govern for America estão entre os casos de sucesso de startups que ajudou a criar.

O NYU Entrepreneurial Institute lidera em receitas de transferência de tecnologia, está à frente no número de mulheres fundadoras de empresas e foi uma das primeiras universidades a apostar nesta área de atuação. Em toda a sua atividade, 46 produtos chegaram ao mercado; em 2018, lançou 18 startups e entre 2018 e 2019, conquistou mais de 7 milhões de dólares em prémios e bolsas.

Frank Rimalovski estará no campus de Caparica a convite do American Corner (Embaixada EUA) integrado nas iniciativas do NOVA Tech Ship, que reúne todas as atividades e oportunidades de empreendedorismo da FCT NOVA. A FCT NOVA foi pioneira em Portugal na aposta num ensino abrangente, incluindo no seu plano curricular áreas de formação complementares de que é exemplo a cadeira de Empreendedorismo. Esta Unidade Curricular é provavelmente o maior curso de empreendedorismo da Europa, formando cerca de 1000 alunos por ano desde 2012.

A palestra "How to start a startup"  terá início às 9h30, no Grande Auditório da FCT NOVA.

Na imprensa

"Guru das startups passa por Portugal" (Dinheiro Vivo)

"FCT Nova lança programa académico de empreendedorismo" (ECO)

"«Mobilizar uma equipa com várias competências é o maior desafio das startups», diz professor da Nova" (Jornal Económico)