Empreendedorismo da FCT NOVA já tem vencedores

26-02-2020

Empreendedorismo 2020

A FCT NOVA encerrou no dia 21 de fevereiro, num Grande Auditório lotado, a 8.ª edição do Programa de Empreendedorismo que permitiu a mais de mil participantes perceber como funciona o processo de criação e materialização de uma ideia. A sessão final elegeu e premiou três projetos pensados e desenhados pelos alunos.

Os participantes do programa desenvolveram projetos – da ideia ao modelo de negócio, análise de mercado e estudo financeiro – ao longo de um mês de trabalho. Foram constituídas 203 equipas mas apenas 12 subiram a palco, nesta sessão final, para apresentar em três minutos o resultado do seu trabalho.

Surgiram projetos inovadores com impacto nas áreas da saúde, ambiente e alimentação, indo desde um sistema que permite retirar mecanicamente a cortiça do sobreiro, passando por uma tecnologia que identifica exatamente quando virá a menstruação, até cápsulas solúveis de bebidas vegetais para levar no bolso.

Das doze equipas finalistas, três foram premiadas: em terceiro lugar ficou a MEDMO, que desenvolveu um software que permite, em contexto hospitalar, fazer uma monitorização objetiva da reabilitação física dos pacientes; o segundo lugar foi para a equipa 3B GLOVES, que, a partir do desperdício alimentar, criou luvas biodegradáveis, biocompatíveis e com propriedades anti-bacterianas, sendo uma alternativa à versão descartável dos hospitais; e finalmente, com o primeiro lugar ficou a DeepPsy, que apresentou uma tecnologia que, com a ajuda da câmara e de sensores, ajuda ao diagnóstico de doenças como a depressão, a doença bipolar ou a fadiga crónica.

Propinas pagas para um ano de estudos e lugares garantidos na European Innovation Academy – programa de empreendedorismo reconhecido internacionalmente e que este ano acontece no mês de julho, em Cascais – foram alguns dos prémios entregues aos vencedores.

João Borga (Startup Portugal), José Sousa (Armilar Venture), Roberta Medina (Rock in Rio) e Ricardo Lima (Web Summit Portugal), fizeram parte do júri que avaliou os projetos e foram unânimes na afirmação de que este programa desenvolve eficazmente os elementos chave para a criação de uma empresa, em especial a capacidade de comunicar e vender uma ideia. Na sessão estiveram ainda presentes representantes de mais de 70 empresas que se associaram ao evento. O apoio da Jerónimo Martins e da Introsys permitiu oferecer os prémios deste ano.

“O objetivo não é que os alunos criem startups mas, sim, que peguem numa ideia e que sejam capazes de a apresentar nas diferentes dimensões – e que convençam alguém que essa ideia tem mérito”, explicou António Grilo, professor da cadeira de Empreendedorismo e um dos responsáveis pelo principal programa académico de empreendedorismo em Portugal. “É preciso reforçar as competências tanto sociais como técnicas de um empreendedor tecnológico”, lembrou.

No mesmo dia também foi apresentado o R2Value (Research to Value), uma nova iniciativa de empreendedorismo direcionada para professores, investigadores e alunos de doutoramento que pretende gerar valor através da exploração comercial dos resultados das suas investigações. O programa será lançado dia 10 de março.

Consulte a NOVA Tech Ship para mais informações sobre atividades e oportunidades de empreendedorismo na FCT NOVA.

1.º lugar: DeepPsy

Beatriz Moreira (MEI)
Carlos Vítor (MEF)
Mafalda Pires (MEB)