Notícias

Notícias

FCT NOVA aplica Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos

06-02-2020

foto unsplash

A FCT NOVA apresentou, na manhã de dia 6 de fevereiro, o projeto de investigação AI-4-MUFF, que tem como missão analisar o fenómeno dos incêndios urbanos através da inteligência artificial e de metodologias da ciência dos dados. O objetivo é desenvolver uma investigação sobre esta área e criar uma nova ferramenta que permita uma gestão mais eficaz dos recursos da administração pública.

O projeto sobre os incêndios urbanos é liderado pela FCT NOVA, estando envolvidas duas unidades de investigação: a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial - UNIDEMI e o Centro de Matemática e Aplicações - CMA. O investigador responsável pelo projeto é o diretor do UNIDEMI, António Grilo, com responsabilidades partilhadas com João Paulo Rodrigues, professor da Universidade de Coimbra. Entre os parceiros está ainda a Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a ANEPC, não existem estudos de caráter científico que analisem de forma sistemática os fogos dentro das cidades ou que estudem a multiplicidade de dados recolhidos nos últimos dez anos. Além disso, a ANEPC indica que mesmo com um grande número de corporações de bombeiros em regiões mais populosas, não existe qualquer garantia de uma intervenção eficiente e igualitária em todo o país. Consequentemente, o principal objetivo do projeto de investigação AI-4-MUFF é desenvolver uma ferramenta de apoio à ANEPC e às corporações de bombeiros locais para tomarem decisões tecnicamente mais fundamentadas, como por exemplo, como distribuir melhor os recursos humanos e equipamento, ou até mesmo como definir qual a melhor localização para um quartel de bombeiros.

O Sistema de Apoio à Decisão Estratégica ao Combate dos Fogos Urbanos, que vai ser desenvolvido pela equipa de investigadores do AI-4-MUFF, propõe uma ferramenta baseada somente em evidências empíricas, através da aplicação de técnicas de Machine Learning, e na interligação do modelo de otimização multi-objetivo e do ambiente de simulação baseado em agentes (Agentbased Model simulation). O protótipo será testado em ambiente real e numa fase inicial, em parceria com a ANEPC, esta ferramenta será implementada num conjunto limitado de municípios e corporações de bombeiros.

 

Na imprensa

"Universidade cria ferramenta para analisar fogos urbanos" (Público)

"FCT Nova aplica Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos" (Jornal Económico)

"Universidade Nova de Lisboa vai usar Inteligência Artificial para estudar incêndios" (Exame Informática)

"Universidade cria ferramenta para analisar fogos urbanos" (Notícias ao Minuto)

"Inteligência artificial poderá começar a analisar os incêndios urbanos" (O Digital)

"FCT NOVA aplica Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos" (Press Point)

"FCT NOVA, FCT Universidade de Coimbra e ANEPC aplicam inteligência artificial para analisar incêndios urbanos" (Centro Tv)

"FCT NOVA aplica inteligência artificial para analisar incêndios urbanos" (Ambiente Magazine)

"FCT NOVA aplica Inteligência Artificial para analisar Incêndios Urbanos" (Mais Algarve)

"Proteção Civil e Faculdades de Coimbra e Lisboa aplicam Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos" (Rádio Boa Nova)

"FCT NOVA applies Artificial Intelligence to analyse urban fires" (Portugal News)

"Inteligência artificial analisa incêndios urbanos" (IT.Insight)

"FCT NOVA aplica Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos" (Correio dos Açores)

"FCT NOVA aplica Inteligência Artificial para analisar incêndios urbanos" (e-Global)

"Inteligência artificial poderá começar a analisar os incêndios urbanos" (Digital)

"Decisões no combate a fogos urbanos vão contar com inteligência artificial" (Diário de Coimbra)

 "Inteligência artificial vai suportar novo sistema de apoio ao combate de fogos urbanos" (Ntech.news)

"Faculdade de Ciência da Nova usa inteligência artificial para analisar fogos urbanos" (Mundo Português)

"Incêndios: Investigadores apresentam primeiros resultados dos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2017" (Notícias de Coimbra)

"IteCons ajuda ANEPC a avaliar a resposta dos bombeiros aos incêndios urbanos" (Diário de Coimbra)