Notícias

Notícias

Dia Internacional da Matemática |13 e 14 de março

02-03-2020

Dia Internacional da Matemática

 

Cancelamento

As comemorações do Dia Internacional da Matemática foram canceladas na sequência das medidas de contingência adoptadas pela FCT NOVA para a prevenção da propagação da doença por COVID-19.

 

A FCT NOVA alia-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática (DIM), com palestras, jogos, concursos, exposições e workshops dedicados à Matemática.

A Assembleia Geral da UNESCO proclamou, em novembro de 2019, o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática (DIM) e, em 2020, teremos a sua primeira celebração oficial sob o tema “A Matemática está em toda a parte”.

Nas tardes de 13 e 14 de março o campus da Caparica estará repleto de atividades de Matemática. O público é convidado a vir conhecer mais sobre esta fascinante área, como por exemplo explorar um método estatístico para o cálculo do número π ("Agulhas de Buffon"), ou realizar uma experiência que envolve um modelo à escala do Sol e da Terra ("Sol à Escala"), ou assistir a uma palestra sobre a relação entre a Matemática e a Música. Estas são só algumas das propostas para estes dias, podendo a restante programação ser consultada aqui.

As atividades do primeiro dia (sexta-feira) são especialmente dirigidas a escolas do ensino secundário, e as do segundo dia (sábado) à população em geral, havendo atividades adequadas a todas as idades. Todas as iniciativas são de entrada livre, com exceção dos workshops.

A comemoração do Dia Internacional da Matemática está a ser liderada pela União Matemática Internacional (IMU) com o apoio de numerosas organizações regionais e internacionais. Fabio Chalub, presidente do Departamento de Matemática da FCT NOVA, é um dos 8 membros da Comissão de Gestão do DIM para o período 2019/20.

 

Na imprensa

"Celebrar a Matemática" (Portal do Astrónomo)