NOVA entre as 10 melhores universidades europeias fundadas há menos de 50 anos

26-06-2020

rankings

Universidade NOVA de Lisboa é uma jovem universidade europeia fundada em 1973. As universidades são instituições fundadas no século XI para pensar o futuro das sociedades. O principal ativo das universidades é sua reputação, com base na sua tradição no futuro.

As universidades antigas vivem da sua tradição, enquanto as jovens universidades constroem a sua reputação através de abordagens modernas e flexíveis para ter impacto social. É por isso que instituições jovens e mais antigas se classificam e comparam de modos distintos. A NOVA orgulha-se de estar entre as 10 melhores instituições europeias nos vários rankings de que participa, entre jovens universidades.

Existem cerca de 30.000 universidades em todo o mundo, mas 90% delas são jovens, das quais apenas 5% atingem a qualidade académica necessária para serem classificadas nos rankings. Por exemplo, indicadores como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tornaram-se críticos na avaliação das universidades, não apenas pela  investigação, mas também pelo exemplo enquanto organizações e pelo modelo das suas vivências quotidianas.

A NOVA  e as suas escolas estão consistentemente classificadas entre as 10 melhores universidades europeias (fundadas depois dos anos 60) nos rankings mais relevantes recentemente publicados:

• nos rankings do Financial Times que distingue Escola de Negócios e os seus mestrados, em particular o recente posicionamento do Mestrado Internacional em Finanças;
• no ranking QS, em todas as 5 áreas de conhecimento avaliadas;
• no ranking da EDUNIVERSAL para todos os Mestrados na área de Gestão, em 6 das diferentes unidades da Universidade NOVA;
• no MULTIRANK, que mede independentemente as diferentes dimensões da complexa atividade académica.
• no Impact Rankings do Times Higher Education, em pelo menos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Times Higher Education Impact Rankings. Em Setembro 2021, a Universidade NOVA de Lisboa foi considerada   melhor universidade pública portuguesa segundo o Times Higher Education World University Ranking 2022.  Esta avaliação da revista inglesa “Times Higher Education”, especializada em educação, assenta nas áreas do Ensino, Investigação, Transferência de Conhecimento, Citações em Publicações Científicas e Internacionalização. A NOVA foi também colocada no top 30 das melhores universidades europeias com menos de 50 anos, assumindo a 66.ª posição mundial (o melhor resultado nacional). O ranking, publicado a 2 de setembro, revela uma subida significativa, em comparação com a edição anterior, em quatro dos cinco parâmetros avaliados: Ensino, Investigação, Internacionalização e Transferência de Conhecimento. Em todas as áreas, a NOVA encontra-se acima da média mundial.

• no Ranking de Leiden, onde é a 6ª universidade na Europa com melhor gender balance em publicações científicas.

Em todos estes rankings, a NOVA está no TOP 10 europeu entre as jovens universidades.

Os últimos dados do QS World University Rankings by Subject 2021 colocam igualmente a NOVA entre as melhores universidades jovens europeias fundadas há menos de 50 anos. Assim, em Ciências Naturais, a NOVA ocupa a segunda posição, sendo que está classificada em quarto lugar na área de Engenharia e Tecnologia e Ciências da Vida.

Em Setembro 2021, a Universidade NOVA de Lisboa foi considerada a melhor universidade pública portuguesa segundo o Times Higher Education World University Ranking 2022.

O desempenho de excelência à escala europeia e, mais significativamente, a consistência nos diferentes rankings, refletem o esforço e o orgulho da Universidade NOVA de Lisboa em contribuir para uma sociedade mais sustentável e inclusiva, proporcionando flexibilidade, criatividade e rigor formal de uma prática académica de alta qualidade.