Agência Nacional de Inovação premeia Tomatable

09-09-2020

Tomatable

Fábio Rodrigues Abreu, aluno do Mestrado em Ciências Gastronómicas  integra a equipa que conquistou o prémio “Born from Knowledge” na edição 2020 dos Prémios Ecotrophelia Portugal.

O prémio, promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação em parceria com a PortugalFoods, distingue o melhor projeto nascido do conhecimento científico e tecnológico.

A equipa, constituída também por investigadores do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA), pretendeu aproveitar o tomate que a indústria desperdiça para criar um novo produto (Tomatable) que, segundo afirmam, “resulta de uma fusão de alimentos e sabores da dieta mediterrânica, com um equilíbrio delicado entre a acidez e o salgado e é de origem nacional. Nutricionalmente é pouco calórico, contendo vitaminas e micronutrientes que contribuem para uma alimentação equilibrada e variada. Contém ainda probióticos e simbióticos resultantes da fermentação que potenciam benefícios para a saúde”.

A equipa já está à procura de parceiros estratégicos para levar o Tomatable para o mercado.

O prémio “Born from Knowledge” é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A 2.ª fase das candidaturas ao Mestrado em Ciências Gastronómicas, que resulta da colaboração entre a FCT NOVA e o ISA, decorre até 15 de setembro. Saiba mais aqui.

Na imprensa

ANI premeia Tomatable: tomate em conserva pouco calórico, mas nutritivo, que evita toneladas de desperdício (Agricultura e Mar Actual)

ANI premeia Tomatable - o tomate em conserva pouco calórico que evita o desperdício (Distribuição Hoje)

ANI premeia Tomatable: o tomate em conserva pouco calórico e evita o desperdício de toneladas (Gazeta Rural)