Física explica efeito de fármaco usado em radioterapia do cancro

04-09-2020

João Ameixa, aluno do programa doutoral em Radiation Biology and Biophysics da FCT NOVA, e os seus orientadores Filipe Ferreira da Silva (Departamento de Física, FCT NOVA) e Stephan Denifl (Universidade de Innsbruck, Áustria) são coautores do estudo que decifrou um mecanismo importante para a eficácia da tirapazamina em radioterapia.

A tirapazamina é um fármaco muito eficiente usado contra o cancro, tal como provado e testado por vários estudos a nível clínico. Contudo, a forma como este fármaco atua ainda não é conhecida em detalhe. Neste estudo observou-se que o radical hidroxilo (OH • ) é capaz de se movimentar na vizinhança da molécula, ligando-se eventualmente a partes diferentes da mesma – o chamado “Roaming Mechanism”. Através do canal de decomposição mais provável, o radical hidroxilo é libertado do anião molecular. Contudo, quando a tirapazamina está microsolvatada, isto é, quando a molécula se encontra ligada a várias moléculas de água, a produção de radicais hidroxilo é suprimida consideravelmente. Este estudo oferece assim uma descrição do mecanismo de captura electrónica pela molécula tirapazamina decifrando assim o mecanismo de ação deste fármaco a nível molecular.

Os resultados podem ser consultados no artigo “Reactions in Tirapazamine Induced by the Attachment of Low‐Energy Electrons: Dissociation Versus Roaming of OH” publicado na prestigiada revista científica "Angewandte Chemie" (IF 12.257), e selecionado pelos editores como “Hot Paper” na área dos radiossensibilizadores.