A economia circular e a sustentabilidade no regresso dos webinars NOVA Sci & Tech for Society

08-01-2021

sci & tech for society

O ciclo de webinars NOVA Sci & Tech for Society regressa em janeiro com a temática “Circular Economy & Sustainability” e quatro apresentações sobre o melhor da investigação que se produz no Campus de Caparica nesta área.

No próximo dia 13 de janeiro, às 13h00, poderá conhecer Ana Luisa Fernando e João Pedro Gouveia, dois investigadores da FCT NOVA que estão a trabalhar para a sustentabilidade do planeta.

Ana Luisa Fernando, professora no Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa e investigadora no MEtRICs, tem focado a sua investigação em áreas que se complementam para a contribuição da biomassa no sistema planetário, tais como a valorização de resíduos alimentares ou culturas energéticas. Neste webinar poderá ver respondidas questões pertinentes como a utilização da biomassa como alternativa energética sustentável ou quais as perspetivas do avanço da tecnologia no uso de biomassa residual para a produção de bioplásticos.

Num momento em que Portugal é reconhecido entre os piores da Europa em matéria de desconforto térmico, os problemas associados à Pobreza Energética, nomeadamente os seus impactos no ambiente, saúde e sociedade, serão abordados por João Pedro Gouveia, investigador do CENSE, que se tem dedicado à investigação de futuros de baixo carbono, com ênfase em novas tecnologias energéticas, pobreza energética e vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos ao aquecimento global.

No dia 27 de janeiro, o ciclo irá contar com a presença de mais dois investigadores proeminentes da FCT NOVA. Maria Ascensão Reis é coordenadora do grupo de investigação  BIOENG (da UCIBIO) e líder de equipa que desenvolve novos processos, à escala laboratorial e piloto,  para transformar resíduos em produtos de elevado valor acrescentado usando microrganismos .  Manuel Mendes é investigador no CENIMAT e está envolvido no desenvolvimento de painéis fotovoltaicos mais leves, flexíveis e acessíveis.

Esta série de webinars tem como objetivo abrir espaços de reflexão que promovam a ligação entre a sociedade, os estudantes, os investigadores e os cientistas, que dinamizem a criação de sinergias inovadoras e que inspirem a criação de novos conhecimentos.

Mais informações aqui.

Assista aqui.