Notícias

Notícias

FCT NOVA é parceira de um novo projeto Erasmus + para preservar as tradições na arte da cerâmica

28-01-2021

Tradições em cerâmcia

Equipa de investigadores da NOVA School of Science and Technology integram o projeto “CRAFT: Activating Pedagogy for Ceramic Education Futures”, que foi selecionado no âmbito do programa “Erasmus + Strategic Partnership”, com o objetivo de dar resposta à crescente perda de tradições em cerâmica, uma das formas de artesanato mais antigas da história da humanidade.

Durante três anos, pretende-se mapear o estado atual das competências artesanais e industrias da produção de objectos de cerâmica e reunir o conhecimento fragmentado existente no setor com o objetivo de criar um programa de ensino inovador em educação artística, com foco no desenvolvimento de novas formas de transferir conhecimento e tradições e criar um repositório sólido de práticas de produção.

Os Departamentos de Conservação e Restauro e Informática, VICARTE e NOVA LINCS, são os líderes de um dos três tópicos deste projeto (IO1: European Mapping of Ceramic Knowledge) e contam com Márcia Vilarigues, Susana Coentro, Armanda Rodrigues e Nuno Correia como membros da equipa. O objetivo é criar um mapa onde são identificadas as diferentes tipologias de competências, os locais onde aquelas competências existem e /ou podem ser adquiridas, as possíveis relações com os materiais disponíveis e locais históricos e, finalmente, aquelas que podemos partilhar e ensinar.

O VICARTE está responsável por mapear e entrevistar os fabricantes para rastrear a relação entre tradição e inovação, e revelar o movimento de ideias, pessoas e artesanatos relacionados com a cerâmica.

A equipa do NOVA LINCS irá usar tecnologias digitais para armazenar vídeos, imagens, textos e modelos 3D que representam os artefatos e processos que estão sendo mapeados, permitindo posteriormente a sua consulta.

Académicos e especialistas afirmam que este projeto Erasmus + irá contribuir para a preservação de inestimáveis conhecimentos e tradições que estão em risco de serem perdidos, trazendo essas práticas para audiências e alunos e desse modo salvaguardar o futuro da fabricação de cerâmica.

Este projeto colaborativo é liderado pela Ceramic Design da Central Saint Martins da UAL, e reúne instituições de ensino superior de toda a Europa, incluindo a Academia de Artes, Arquitetura e Design em Praga, Universidade NOVA de Lisboa, Weißensee Academy of Art Berlin e Oslo National Academy of Arts.