NOVA e Câmara Municipal de Almada firmam parceria - Instituto de Arte e Tecnologia vai nascer no Forte da Trafaria

25-01-2021

Assinada a escritura que vai permitir criar o Instituto de Arte e Tecnologia (IA

Portugal vai ter o primeiro centro de investigação, ensino e criação artística que combina arte e tecnologia. No dia 20 de janeiro, foi assinada a escritura que vai permitir criar o Instituto de Arte e Tecnologia (IAT) no Forte da Trafaria e que concretiza a parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Câmara Municipal de Almada.

O antigo Presídio da Trafaria vai ser transformado numa plataforma estratégica de formação, investigação, inovação e prestação de serviços à comunidade. Um espaço interdisciplinar que olha a interface entre a arte e a tecnologia como meio privilegiado para intervir criativamente na sociedade, contribuindo com inovação de ponta para o seu desenvolvimento sustentável.

O Instituto de Arte e Tecnologia é um dos pilares da estratégia da NOVA para 2020-2030 e concretiza aquela que é a nossa missão: servir o país e a sociedade, a nível local e global, através do conhecimento e da inovação. Por isso, será um espaço aberto e inclusivo, desenvolvido com parcerias nacionais e internacionais, mas que dará especial atenção às várias comunidades locais, funcionando como ecossistema de qualificação da população e do espaço envolvente”, afirma o Reitor da NOVA, João Sàágua.

Já a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, considera que “o IAT, para além de permitir criar uma oferta de ensino única no país, reforçando Almada como Município do saber, vai permitir reabilitar um dos mais icónicos edifícios, respeitando e promovendo a sua memória e, assim, dinamizar toda a bela zona da Trafaria”.

Está dado o primeiro passo para a criação daquele que será um centro de ensino e investigação de excelência na área das artes e tecnologias e que irá impulsionar o desenvolvimento social e económico da Trafaria, em particular, e de Almada, no geral.

Conheça melhor o IAT e veja o video de apresentação.

Na imprensa

“A pandemia evidenciou que o conhecimento deve servir a comunidade” - Entrevista a João Sàágua (Público)

Universidade Nova investe sete milhões para recuperar o Forte da Trafaria e ligar criação artística à tecnologia (Observador)

Instituto das Artes e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa no Forte da Trafaria (RTP1)