10.ª edição da UNICA Student Conference - Transforming Your University in the post COVID-19 age

01-02-2021

10.ª edição da UNICA Student Conference

A Universidade NOVA de Lisboa vai acolher, nos dias 18 a 21 de julho, a 10.ª edição da “UNICA Student Conference”. Esta edição será dedicada aos desafios que as universidades estão a enfrentar durante a pandemia de COVID-19, mas também às oportunidades inerentes às universidades no sentido de se reinventarem e serem capazes de gerar um impacto significativo para construir uma sociedade global cada vez mais sustentável.

O tema escolhido para esta Conferência - "Transforming Your University in the post COVID-19 age" - prioriza a visão e as ideias dos alunos sobre como a universidade em si própria se deve adaptar e transformar numa sociedade global pós-pandémica.

O tema principal será abordado nos dez fóruns de discussão listados abaixo:

1. Ciência na cidade

2. Universidades igualitárias, diversificadas e inclusivas

3. A posição da Europa na política mundial

4. Redes sociais e sociedades europeias

5. Sociedades mais sustentáveis: o papel das universidades

6. Estudantes internacionais: envolvimento com as comunidades locais

7. Como podem as universidades e as cidades trabalhar em conjunto para melhorar a vida dos alunos?

8. Aprendizagem formal e informal: abordagens pedagógicas inovadoras espoletadas pela crise da COVID-19

9. Educação interdisciplinar e transdisciplinar

10. Empregos na sociedade digital: o papel das universidades

Combinando apresentações, grupos de discussão e atividades sociais, a Conferência oferece aos estudantes uma oportunidade única de conhecerem os seus colegas de outros países Europeus e partilharem as suas perspetivas acerca de temas importantes num meio que lhes é comum. Os alunos são também incentivados a formularem opiniões e recomendações que poderão ser capitalizadas pela UNICA ou stakeholders, dando a origem a novos desafios e iniciativas.

Todas as atualizaçoes na página da Conferência aqui.

Sobre a UNICA

A UNICA é uma rede institucional de universidades sediadas em capitais da Europa. Fundada em 1990, é atualmente composta por 55 universidades de 38 capitais europeias, congregando mais de 180 mil funcionários universitários e 2 milhões de alunos.

Mais informações aqui

Sobre a Conferência de Estudantes UNICA

Iniciada em 2000 pela Freie Universität Berlin, a primeira universidade a defender o envolvimento dos estudantes nas atividades da rede, a Conferência de Estudantes UNICA é já uma tradição da UNICA. A iniciativa tem lugar a cada 2-3 anos, reunindo cerca de 200 a 300 alunos de universidades membros da UNICA. Com o entusiasmo e as ideias dos estudantes, espera-se dinamizar a rede.

Mais informações sobre as edições anteriores da Conferência aqui.