Dinossauros carnívoros e herbívoros descobertos na Lourinhã

15-06-2021

A Lourinhã continua a dar novos achados de dinossauros, conforme relata o Museu da Lourinhã que está a fazer as suas escavações de verão em colaboração com a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e com o apoio do Dinoparque da Lourinhã. Os resultados deste ano foram várias jazidas com ossos de crocodilo, tartarugas, dinossauros carnívoros, estegossauros e um grande dinossauro saurópode. A maioria dos ossos está ainda envolto em rocha dura e demorará meses a ser preparado no laboratório do Museu da Lourinhã, que convida os voluntários que queiram ajudar nos trabalhos de preparação laboratorial.

Entre os vários achados está um pé de dinossauro carnívoro quase completo e muito bem conservado, que deixou os paleontólogos esperançados em conseguir dizer qual a espécie e saber mais sobre a locomoção destes dinossauros portugueses. A julgar pela qualidade de preservação e características anatómicas, "é desde já certo que o material de dinossauro carnívoro é de importância mundial. Esta é mais uma oportunidade para novas teses e estudos para os nossos estudantes do mestrado em paleontologia na NOVA" diz Octávio Mateus, investigador desta universidade e do Museu da Lourinhã.

O aspeto mais preocupante são os sinais de pilhagens de jazidas feitas por pessoas sem autorização e claramente sem qualificação que partem os ossos. "É urgente! Estamos preocupados por haver material de elevada importância científica que vai parar a mãos privadas" afirma o paleontólogo.

Na imprensa

Museu da Lourinhã revela novos achados de dinossauros carnívoros e herbívoros (Alvorada)

Dinossauros carnívoros e herbívoros descobertos na Lourinhã (Jornal das Caldas)