Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo do Brasil visita a FCT NOVA

11-06-2021

No passado dia 2 de junho, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal do Brasil, Marcos Pontes, visitou o campus da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Esta visita teve como objetivo estreitar laços entre o Brasil e Portugal para cooperações futuras. Com a Escola, estudaram-se possíveis parcerias em projetos científicos, na área do espaço, e cooperações internacionais.  “A NOVA é forte candidata a ser contemplada em um dos três memorandos de entendimento”, garante Marcos Pontes.

Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário". A 30 de março de 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experiências científicas para realizar em ambiente de microgravidade.  É, desde 2018, membro do governo de Bolsonaro.

A receber o ministro brasileiro esteve o Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado Machado, a Vice-Reitora da NOVA e Diretora do CENIMAT, Elvira Fortunato, o Diretor CEMOP|UNINOVA, Rodrigo Martins. Estiveram também presentes membros da Embaixada do Brasil em Lisboa, fazendo parte da comitiva do Sr. Ministro.

Na imprensa

Ministro busca parceria com Portugal para projetos de ciência e tecnologia no Brasil (Gov.br)

'Vou repor a perda de 30% de institutos de ciência e tecnologia', diz Marcos Pontes à Sputnik Brasil (Sputnik Brasil)