Notícias

Notícias

Altice International Innovation Award distingue aluno e alumnus da FCT NOVA

24-11-2021

Dário Pedro e Francisco Nogueira,  aluno e alumnus da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, são os vencedores das categorias Academia e Startup da quinta edição do Altice International Innovation Award, prémio de inovação que tem como objetivo reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, e reconhecer o empreendedorismo e talento tecnólogo nacional.

Dário Pedro, aluno de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, destacou-se na categoria Academia com o seu projeto ‘Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, que visa encontrar uma solução para evitar a colisão de veículos aéreos não tripulados através do uso de Redes Neurais Profundas. Os veículos aéreos não tripulados podem vir a ter múltiplas aplicações, como o transporte de bens, segurança, ou numa visão a longo prazo, o transporte de pessoas. Esta solução ajuda a resolver os problemas de tráfego das cidades mas, dado que é algo que exige um elevado nível de segurança e proteção, o trabalho de Dário Pedro propõe uma solução neural para prevenir a colisão entre os objetos estáticos e em movimento, através da utilização de inteligência artificial.

"É uma enorme honra receber um tão prestigiado prémio. Este prémio reconhece não só o meu mérito académico, mas também a qualidade do ensino da FCT NOVA, e o trabalho desenvolvido na empresa Beyond Vision. O futuro terá múltiplas aplicações com drones. Isso é irrefutável. Desenvolvimentos como o que apresento no meu PhD irão acelerar a sua implementação na sociedade, e aumentar o nível de fiabilidade e aceitação. Soluções como o transporte aéreo autónomo irão simplificar a vida de todos os cidadãos de grandes cidades, otimizando centenas de horas perdidas por indivíduo", diz Dário Pedro.

Na categoria Startup, o projeto Glooma, da autoria do antigo aluno do curso de Engenharia Biomédica, Francisco Nogueira, recebeu também a maior distinção do Altice International Innovation Award. A Glooma está a desenvolver um dispositivo doméstico de rastreio médico que complementa o auto-exame mamário. Através de uma luva – SenseGlove, que utiliza sensores piezoelétricos, é possível detetar anomalias, benignas ou malignas, no tecido mamário, e controlar o seu tamanho e textura.

“É com muita felicidade que vemos os nossos alunos serem distinguidos neste reconhecido prémio tecnológico. Tratam-se de projetos com um enorme potencial para a sociedade, nas duas vertentes em que atuam, e acreditamos que esta distinção os ajudará a chegar à próxima etapa de desenvolvimento do trabalho”, afirma Virgílio Cruz Machado, Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

O prémio de inovação Altice International Innovation Award, que teve a sua primeira edição em 2016, visa distinguir estudantes de mestrado e de doutoramento em Portugal, mas também empreendedores e startups em fase de incubação e com filial em Portugal ou França.

Na imprensa

Prémio de inovação para sistema de voo sem piloto (Diário de Notícias)

Projeto de veículos aéreos autónomos e dispositivo médico de rastreio são os vencedores do Altice International Innovation Award (Sapo Tek)

Conhecidos os grandes vencedores dos Awards da Altice (Exame Informática)

Estão escolhidos os seis finalistas do AItice International Innovation Award 2021 (Executive Digest)

Luva que ajuda a detetar cancro da mama ganha prémio de inovação (Jornal de Notícias)

Engenheiros da FCT NOVA criam soluções para saúde e aviação (Jornal Económico)