Altice International Innovation Award distingue aluno e alumnus da FCT NOVA

24-11-2021

Dário Pedro e Francisco Nogueira,  aluno e alumnus da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, são os vencedores das categorias Academia e Startup da quinta edição do Altice International Innovation Award, prémio de inovação que tem como objetivo reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, e reconhecer o empreendedorismo e talento tecnólogo nacional.

Dário Pedro, aluno de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, destacou-se na categoria Academia com o seu projeto ‘Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, que visa encontrar uma solução para evitar a colisão de veículos aéreos não tripulados através do uso de Redes Neurais Profundas. Os veículos aéreos não tripulados podem vir a ter múltiplas aplicações, como o transporte de bens, segurança, ou numa visão a longo prazo, o transporte de pessoas. Esta solução ajuda a resolver os problemas de tráfego das cidades mas, dado que é algo que exige um elevado nível de segurança e proteção, o trabalho de Dário Pedro propõe uma solução neural para prevenir a colisão entre os objetos estáticos e em movimento, através da utilização de inteligência artificial.

"É uma enorme honra receber um tão prestigiado prémio. Este prémio reconhece não só o meu mérito académico, mas também a qualidade do ensino da FCT NOVA, e o trabalho desenvolvido na empresa Beyond Vision. O futuro terá múltiplas aplicações com drones. Isso é irrefutável. Desenvolvimentos como o que apresento no meu PhD irão acelerar a sua implementação na sociedade, e aumentar o nível de fiabilidade e aceitação. Soluções como o transporte aéreo autónomo irão simplificar a vida de todos os cidadãos de grandes cidades, otimizando centenas de horas perdidas por indivíduo", diz Dário Pedro.

Na categoria Startup, o projeto Glooma, da autoria do antigo aluno do curso de Engenharia Biomédica, Francisco Nogueira, recebeu também a maior distinção do Altice International Innovation Award. A Glooma está a desenvolver um dispositivo doméstico de rastreio médico que complementa o auto-exame mamário. Através de uma luva – SenseGlove, que utiliza sensores piezoelétricos, é possível detetar anomalias, benignas ou malignas, no tecido mamário, e controlar o seu tamanho e textura.

“É com muita felicidade que vemos os nossos alunos serem distinguidos neste reconhecido prémio tecnológico. Tratam-se de projetos com um enorme potencial para a sociedade, nas duas vertentes em que atuam, e acreditamos que esta distinção os ajudará a chegar à próxima etapa de desenvolvimento do trabalho”, afirma Virgílio Cruz Machado, Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

O prémio de inovação Altice International Innovation Award, que teve a sua primeira edição em 2016, visa distinguir estudantes de mestrado e de doutoramento em Portugal, mas também empreendedores e startups em fase de incubação e com filial em Portugal ou França.

Na imprensa

Prémio de inovação para sistema de voo sem piloto (Diário de Notícias)

Projeto de veículos aéreos autónomos e dispositivo médico de rastreio são os vencedores do Altice International Innovation Award (Sapo Tek)

Conhecidos os grandes vencedores dos Awards da Altice (Exame Informática)