Lançamento de novo centro de Impressão 3D para criar próteses e dispositivos de apoio a doentes

23-02-2022

O LIBPhys, Unidemi e o FCT FabLab coordenam o novo centro 3D Printing Center for Health. O novo centro sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover, coordenar e aplicar atividades de desenvolvimento tecnológico com impacto social na área da saúde e independência funcional, com recurso à impressão 3D, através da integração de conhecimentos interdisciplinares nas áreas da Medicina e das Engenharias.

O trabalho desenvolvido pelo centro visa, assim, a criação ou identificação dos modelos mais adequados para as próteses, tecnologias de apoio ou outros dispositivos existentes, impressos em 3D, com o apoio das instituições parceiras. Paralelamente, pretende também integrar e fomentar o espírito criativo e crítico entre os alunos dos diferentes ciclos de estudo do ensino superior, dotando-os de conhecimentos teórico-práticos sólidos. Com a criação deste centro, a equipa de investigação pretende que o processo de desenvolvimento seja essencialmente centrado no utilizador, e que envolva todos os intervenientes: doentes, prestadores de cuidados, profissionais de saúde, investigadores e estudantes.

Com o seu lançamento, o 3D Printing Center for Health anuncia também a coordenação dos primeiros dois projetos:

• E-nable 3D printing Center for Health - Centro de referência E-NABLE para o desenvolvimento de próteses

O projeto e-NABLE 3D Printing Center for Health é constituído por um grupo de voluntários de diferentes áreas que fabricam gratuitamente próteses de membros superiores impressos em 3D para quem mais necessita. O processo de adaptação e desenvolvimento das próteses é feito em colaboração com várias instituições da área da saúde, com as quais se estabeleceu protocolos de parceria.

• Motion Seeker: Desenvolvimento e fabrico de dispositivos de apoio personalizados

O projeto Motion Seeker foi fundado por um grupo de voluntários constituído por alunos e professores da área de Engenharia Biomédica da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. O projeto tem como objetivo desenvolver dispositivos / tecnologias de apoio impressos em 3D, de forma gratuita, para crianças, adultos e idosos. São dispositivos que ajudam em gestos tão simples como usar uma chave ou escrever à mão. O processo de design, desenvolvimento e validação é feito em colaboração com as instituições de saúde parceiras e de forma altamente personalizada, tendo em conta as necessidades do paciente.

“Com este projeto, além de estarmos a promover a prestação de serviços úteis na área da saúde à comunidade, queremos também identificar e criar novos materiais e metodologias de design, tecnologias e equipamentos de impressão 3D para esta área. O 3D Printing Center for Health está já a trabalhar em dois projetos específicos que criam dispositivos de apoio e próteses para pessoas de todas as idades”, explica Cláudia Quaresma, professora e investigadora do Departamento de Física da FCT NOVA e coordenadora do centro.

O 3D Printing Center for Health conta com diversos parceiros clínicos como o Hospital Curry Cabral e Hospital D. Estefania do Centro Hospital Universitário Lisboa Central, o Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão, Hospital Garcia de Orta e, não clínicos, como o American Corner.

O 3D Printing Center for Health, localizado NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, foi criado pelas Unidades de Investigação “Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações - (LIBPhys)” e “Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial - (Unidemi)”, e pelo FCT FabLab.

Mais informações em https://3dprinting.pt/ .

Na imprensa

Centro de impressão 3D para próteses e dispositivos de apoio abre na FCT NOVA (O Jornal Económico)

FCT lança centro de impressão 3D para apoiar doentes (Fórum Estudante)

Lançamento do Centro de Impressão 3D para criar próteses e dispositivos de apoio a doentes (MedJournal)